O mundo em crise no pós-pandemia vai precisar rever diversos processos e ferramentas de trabalho para garantir soluções de continuidade que observem as medidas de preservação da vida e da saúde dos trabalhadores. O giro das administrações durante o isolamento social para processos de trabalho remoto foi massivamente testado ao longo do mundo, exibindo produtividade e redução de custos para as administrações. Por outro lado, problemas como ergonomia, sobrecarga, inclusão digital e acessibilidade e gestão do tempo de trabalho aparecem como estopins para o processo de adoecimento, sobretudo as novas doenças do trabalho como sofrimento mental, burnout e os distúrbios osteomusculares.
Podem a Tecnologia da Informação e a Saúde ser aliadas nos novos processos de trabalho? Como construir o equilíbrio e a integração nos processos de preservação da saúde com máxima potencialização das ferramentas digitais? Do que precisa a Tecnologia da Informação para consolidar e ampliar processos cada vez céleres e com interfaces ainda mais transparentes? Vamos responder essas perguntas no Sisejufe Ao Vivo desta quarta-feira (1/7), às 17h. O programa contará com a participação do desembargador do TRT-RJ, José Luiz Xavier; da assistente social do TRT-RJ, Karla Valle; da analista de TI também do TRT-RJ, Juliana Moreira; e da psicóloga da JFRJ, Aniele Xavier.
O debate “Novos Processos de Trabalho: desafios no campo da Tecnologia Informação e da Saúde” terá a mediação da assessora política do Sisejufe, Vera Miranda e da jornalista Tais Faccioli. Para acompanhar, é só clicar no link www.sisejufe.org.br/aovivo na hora marcada.
Veja mais informações sobre os convidados
José Luiz Xavier
O desembargador do TRT/RJ é presidente da Comissão de TI do Tribunal e grande incentivador da criação de novas ferramentas de trabalho e de novas formas de acesso. José Luiz Xavier é também presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv). O magistrado é ouvidor suplente do Regional fluminense, além de gestor regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. Foi presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat) em dois mandatos (de 2009 a 2011 e de 2011 a 2013) e diretor do Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (2005 a 2008).
Karla Valle
Tem graduação, mestrado e doutorado pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ). Foi professora substituta da ESS/UFRJ nos anos de 2018 e 2019. É assistente social do TRT-RJ desde dezembro de 2011. Está lotada na Coordenadoria de Saúde/Divisão de Atendimento Pericial.
Juliana Moreira
É analista Judiciário – TI no TRT-RJ desde 2013, anteriormente foi Técnica em Informática na Justiça Federal e hoje está na chefia da Divisão de Sistema de Processo Judicial Eletrônico. É bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Gama Filho e MBA em Engenharia de Software pela UFRJ. Atua na área de tecnologia da informação há 12 anos.
Aniele Xavier
Analista Judiciário-Psicologia da SJRJ desde 2013. Atuou na área de saúde (SESAU) e desde o início de 2020 atua na Seção de Desenvolvimento (SEDES), ambas vinculadas à SGP. Mestranda do Programa de Pós-Gradução em Psicologia da UFRJ (2018-2020). Especialista em Clínica Psicanalítica pelo IPUB/ UFRJ (2010). Atuou na rede de saúde mental do Município do Rio de Janeiro/ RJ como psicóloga concursada, realizando atendimentos em ambulatório público e CAPS (2008-2013). Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007).