Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Novidade: Sisejufe lança curso de teatro online para sindicalizados e dependentes

Faça sua inscrição na aula inaugural gratuita, dia 24 de março, às 19h!

O Sisejufe apresenta uma nova atividade aos servidores sindicalizados e seus dependentes: O CURSO DE TEATRO ONLINE. A estreia do projeto será com uma AULA INAUGURAL GRATUITA no dia 24 de março (quarta-feira), às 19h, pela plataforma Zoom. Será uma conversa com o ator e professor de teatro André Arteche sobre o texto Gota D’Água, de Chico Buarque e Paulo Pontes. Para se inscrever, basta CLICAR AQUI e preencher os dados. Na mesma hora, você receberá o link de acesso para a aula inaugural.  

O curso está previsto para começar no dia 14 de abril e as aulas acontecerão sempre às quartas-feiras, às 19h. As turmas terão no máximo 12 alunos. O professor André Arteche explica que a etapa inicial do projeto tem duração de três meses. No primeiro mês, haverá debate e aprofundamento do texto escolhido; no segundo, o desenvolvimento do tema com trabalho em duplas para leitura de cenas – vivenciar a experiência de fazer uma leitura dramatizada como atriz ou ator; e o terceiro mês prevê ensaios de cenas e apresentação no zoom.

A assessora política do Sisejufe, Vera Miranda, conta que será realizado um trabalho transversal com os departamentos por meio de textos clássicos ou sociais que divulguem questões culturais, perpassando pelas pautas das mulheres, da saúde, gênero e raça e até ações solidárias. “As leituras dramatizadas são importantes porque tocam na parte emocional. Espero que a categoria participe do projeto, que será mais uma forma de nos manter conectados neste momento de pandemia que ainda inspira cuidados”, diz Vera.

Conheça a história de Gota D’Água

A peça Gota D’Água, de Chico Buarque e Paulo Pontes, também foi publicada em livro

Escrita em 1975, Gota D’Água é a transposição da tragédia grega Medeia, de Eurípedes, para a realidade de um conjunto habitacional do subúrbio carioca. Com um arrojado texto em versos de Chico Buarque e Paulo Pontes e canções como Basta um Dia, o espetáculo marcou época e se tornou um clássico moderno do Teatro Brasileiro. A atuação na peça foi o ponto alto da carreira da atriz Bibi Ferreira, falecida em 2019.

Bibi Ferreira em Gota D’Água

Bibi fez o papel da protagonista Joana, moradora do conjunto habitacional Vila do Meio-Dia, mãe de dois filhos, frutos de seu casamento com Jasão, alguns anos mais novo do que ela. Compositor popular, Jasão é cooptado pelo empresário Creonte, que o ajuda a fazer sucesso, e termina por largar Joana para se casar com a filha do milionário. A trama passional – que culmina na vingança de Joana –  tem como pano de fundo as injustiças sociais pelas quais os moradores do local passam, vítimas da exploração de Creonte, todo-poderoso da região.

“É uma grande obra de opressores e oprimidos, uma beleza de palavras, de ideias, de reflexão, de beleza brasileira. A poesia de Paulo e a poesia de Chico são uma perfeita construção dramática. Enquanto existirem opressores e oprimidos, Gota D’Água é atual”, afirmou Bibi em entrevista na década de 80. 

Curso de Informática e Tecnologia em Geral para Terceira Idade

Inteiramente Gratuito

  • Operações básicas com o computador (Windows);
  • Digitação de Textos;
  • Planilhas para Controle de Finanças, Organização de Livros, CDs e DVDs;
  • Excel
  • Power Point – criação de slides e apresentações;
  • Pesquisas na Internet, e-mails e SMS;
  • Skype – Comunicação por voz;
  • Gravação Personaliza em CDs e DVDs;
  • Conhecer mais sobre computador, multifuncional, notebook, netbook, tablet, ipad, celular, iphone, TV (Led e 3D), VOIP, roteador, jogos, câmeras, filmadoras, bluetooth e MP3.

As turmas serão divididas em Básica e Avançada.
As aulas terão a duração de 1 hora, com o máximo de 3 alunos por hora.

O SISEJUFE se equipou para proporcionar o melhor rendimento do curso.

Inscrição com Roberto Marins pelo telefone (21) 2215-2443 (Ramal: 226)

Últimas Notícias