Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Live sobre Reforma Administrativa esclarece pontos mais nocivos das PECs 186/2019 e 32/2020

A Frente Parlamentar Mista do Serviço Público realizou nesta quinta-feira (11/03), live em parceria com o Sindicato dos Bancários de Brasília-DF, Sindicato dos Professores do DF, SINPRO-DF e CUT-DF para tratar sobre a Reforma Administrativa.

Os convidados para o evento foram a deputada federal Erika Kokay (PT-DF), o diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília, Ronaldo Lustosa, a diretora do SINPRO-DF e da CNTE, Rosilene Corrêa, o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, e o consultor e Diretor da Insight Assessoria Parlamentar, Vladimir Nepomuceno. A jornalista Grace Maciel mediou o debate.

O vídeo da live está disponível na íntegra no link: https://www.youtube.com/watch?v=mYM1H3uOgJ0

A live promovida pela Frente, teve o objetivo de esclarecer os servidores públicos e a população sobre o desmonte dos serviços públicos promovido pelo governo na PEC 186/2019 (Emergencial) e na PEC 32/2020, que poderão causar, caso sejam aprovadas, e suas consequências para a sociedade brasileira.

Um dos pontos altos da foi a entrada da deputada Érika Kokay (PT-DF), pois ela estava no Plenário virtual da Câmara defendendo seu posicionamento contra a PEC 186/2019.

“Bolsonaro propõe retirar direitos dos servidores para favorecer o mercado financeiro, os super ricos, e também os que ganham sem produzir nada, que é o setor dominante da economia, que são os rentistas. Bolsonaro quer fazer com que o Estado fique à serviço dos governantes. Essa reforma administrativa vai retirar o estado de bem-estar social e criar o estado de bem-estar empresarial”, denunciou a parlamentar.

Os internautas acompanharam e participaram de forma ativa do encontro, e permaneceram até o último momento, interagindo com os participantes do debate. 

Na ocasião, o diretor do SEEB-DF, Ronaldo Lustosa da Rocha, explicou que os bancários estão apreensivos, e tem sentido o peso do Governo com os ataques. “É importante a união de todos os trabalhadores contra esse retrocesso, pois as consequências dessas propostas afetam a sociedade de modo geral. Se essa PEC 32/2020 passar, juntamente com seus ‘satélites’, irão arrancar todos os nossos direitos. Temos que acordar para que isso não aconteça, pois é bem mais difícil consertar depois”.

Vladimir Nepomuceno explicou que a PEC 32/2020 permite a privatização da saúde, da previdência social, da educação, e de outras políticas públicas, além de congelar gastos com servidores e a com aplicação das políticas, não investindo em órgãos, estruturas e compra de equipamentos.

“Quando falamos de reforma administrativa, se existisse realmente uma preocupação do Governo com a população, deveria estar sendo discutido na Câmara investimento em todas as áreas do serviço público, órgãos e carreiras, para qualificar melhor os funcionários e modernizar os serviços. Precisamos explicar a população de que a PEC 32/2020 não ataca o funcionalismo apenas, mas principalmente os direitos de cada cidadão”, ressaltou Rosilene.

Rodrigo Rodrigues, disse que a Central, juntamente com todas as suas entidades, participa de todas as frentes de debate e “insistentemente” alerta a sociedade que o golpe continua, os diretos estão sendo atacados, e o Estado, que garante as políticas públicas, está sendo destruído. “Não existe fórmula mágica que reverta todos esses desastres, temos que trabalhar muito, a começar pelo nosso voto”, completou.

O debate se encerrou com uma homenagem às vítimas de Covid e seus familiares, em especial ao sindicalista Olavo Porfírio Cordeiro que morreu vítima de covid: “Olavo Porfírio está assistindo e curtindo conosco! Muito importante nos movimentos e iniciativas sindicais dos auditores fiscais da Receita Federal do Brasil”, finalizou Grace.

Saiba mais

A Frente Parlamentar Mista do Serviço Público teve seu início em 2007, sob a presidência do então deputado Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), desde seu lançamento atuou na defesa dos direitos e garantias dos servidores públicos. Relançada em 13 de setembro de 2016 sob a coordenação do senador Paulo Paim (PT-RS) e da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), a Frente declarou logo no lançamento ter como objetivo barrar projetos que aniquilam o arcabouço de leis de proteção ao servidor público, em tramitação no Congresso Nacional.

Na atual legislatura, a Frente do Serviço Público teve seu relançamento no dia 23 de outubro de 2019, no Auditório Nereu Ramos, sob a coordenação dos deputados Alice Portugal (PCdoB/BA) e Danilo Cabral (PSB/PE) e dos senadores Paulo Paim (PT/RS) e Zenaide Maia (PROS/RN. Em 2021, ampliou sua coordenação com a participação dos deputados Paulo Ramos PDT/RJ e Rogério Correa PT/MG. A Frente é atualmente composta por 255 deputados federais, 21 senadores e 66 entidades parceiras representativas da sociedade civil, entre elas o Sisejufe.

Últimas Notícias