Pela Fenajufe, estiveram presentes as coordenadoras Lucena Pacheco (presidente do Sisejufe), Soraia Marca (diretora do Sisejufe), Paula Meniconi e o coordenador Thiago Duarte. A Fenassojaf foi representada pela presidenta Mariana Líria (representante de base do Sisejufe) e o vice-presidente Neemias Ramos Freire e as oficialas Fátima Patrício, Eusa Braga e Gerson.
A Pauta discutiu questões relacionadas às demandas dos Oficiais de Justiça e demais segmentos de servidores e servidoras do PJU. Na ocasião, a Federação entregou o anteprojeto de reestruturação das carreiras do PJU e MPU que foi aprovado na Plenária Nacional realizada em Belém do Pará, no mês de novembro de 2023.
Ao receber o documento, Mariana Liria afirmou que o inteiro teor será discutido em reunião da diretoria executiva da Fenassojaf. Para a Federação é fundamental que as entidades representativas do PJU e MPU, principalmente àquelas que não estiveram presentes na Plenária tomem conhecimento do anteprojeto.
As propostas foram construídas e debatidas com bastante propriedade pelos representantes dos sindicatos de todo o País e teve aprovação unânime dos 263 delegados e delegadas votantes na segunda maior instância deliberativa da Fenajufe.
Tão logo o anteprojeto foi protocolado, (no Supremo Tribunal Federal e no Conselho Nacional de Justiça) no mês de fevereiro, a Fenajufe tem se reunido com dirigentes de órgãos do PJU e no Parlamento para fazer a apresentação e solicitar apoio ao compilado de propostas.
Desde então, já recebeu várias manifestações favoráveis à reestruturação das carreiras do PJU e MPU. Oficialmente, os presidentes dos tribunais (TJDFT), (TRT-18ª região), (TRT-13ª região), desembargadores Cruz Macedo, Geraldo Rodrigues do Nascimento e Thiago de Oliveira Andrade, respectivamente. Além deles, a presidenta do TRE/PB , Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas também se manifestou positivamente.
Em reunião com a Suprema Corte, a ministra Cármen Lúcia reconheceu a estagnação das carreiras diante dos avanços tecnológicos e das mudanças no mundo do trabalho. Para a ministra, é necessária uma “revolução” nas carreiras do PJU para adequá-las aos diversos fazeres dos cargos e às demandas atuais.
Com a mesma agenda, a Federação busca reuniões com as demais associações representativas do Judiciário, (Agepoljus) – Associação Nacional dos Agentes de Polícia do Poder Judiciário da União, (Assejus) – Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal e AnatecJus (Associação Nacional dos Técnicos Judiciários).
Congresso Internacional dos Ojafs
A presidenta da Fenassojaf, Mariana Líria, convidou a Federação para participar do 25º Congresso Internacional das entidades representativas do segmento que ocorrerá pela primeira vez na América Latina.
O evento será na cidade do Rio de Janeiro nos dias 8, 9 e 10 de maio e terá representantes de vários países. O ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Roberto Barroso aceitou convite como patrono da atividade internacional.
Fonte: Fenajufe