Os servidores do Judiciário Federal do Rio de Janeiro escolheram, em assembleia virtual, na noite desta quarta-feira (19/2), as delegadas e os delegados que irão representar o estado no Congresso Nacional da Fenajufe (12º Congrejufe). A chapa 1 (Diretoria do Sisejufe) foi a mais votada e elegeu 53 representantes. A chapa 2 (Luta Sisejufe) terá 7 delegados.
A assembleia foi conduzida pela presidente do Sisejufe e coordenadora-geral da Fenajufe, Lucena Pacheco Martins, por meio da plataforma Zoom. Também compuseram a mesa o vice-presidente Ricardo Quiroga; o secretário de Administração, Gestão de Pessoas e Patrimônio, Valter Nogueira; e a secretária-geral Maria de Oliveira. A reunião contou com a participação de mais de 300 servidores, entre capital e interior.
Como foi a assembleia
Lucena abriu a assembleia com informes sobre a atuação das nossas dirigentes na Fenajufe e nas lutas em defesa da categoria. Entre as pautas, a presidente do Sisejufe explicou detalhes das campanhas em defesa dos direitos da categoria, como a campanha “Envia, Barroso”, que tem o objetivo de pressionar o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, a encaminhar ao Congresso Nacional as reivindicações da categoria (leia aqui); e a campanha em defesa do NS, que conclama a todas e todos a enviar e-mails aos ministros do Supremo para reforçar o pedido pela improcedência das ADIs 7709 e 7710 (leia neste link).
“É preciso que a gente esteja mobilizado o tempo inteiro. Todas as nossas conquistas e vitórias dependeram da mobilização dos servidores. E hoje as mobilizações são feitas das formas mais diversas possíveis. Com as redes sociais, a gente tem uma capacidade de alcance bem grande, além da mobilização presencial”, disse.
Sobre reajuste, o diretor-geral informou que para que a proposta entre no orçamento de 2025, eles vão indicar um reajuste para todos os cargos. Em paralelo, Lucena disse que o coordenador do Fórum de Carreiras do CNJ deve chamar uma reunião, em março, para tirar a proposta de reestruturação da carreira a fim de que, neste primeiro semestre, a proposta chegue ao STF para ser analisada e encaminhada. Lucena abordou, ainda, a luta pela inclusão do servidor no orçamento.
O diretor Valter Nogueira destacou a importância desse Congresso para os próximos três anos da Federação e também chamou a atenção para a questão da disputa orçamentária no PJU.
“A gente está vivendo um momento extremamente importante da nossa categoria, na perspectiva de uma nova reestruturação, com novos parâmetros para a carreira, com a questão da sobreposição e uma tentativa de democratizar o orçamento. Ao longo desses últimos anos, a folha de pessoal dos juízes consumia cerca de 8% da folha do Judiciário e os servidores mais de 80%. Nesses últimos cinco anos, eles passaram de 13% para quase 15%. Os magistrados quase dobraram a participação salarial no orçamento do Judiciário. Enquanto nós saímos de 81% para 77%. Esse orçamento deveria ser distribuído, reconhecendo os direitos da categoria, mas não é o que tem acontecido”, ressaltou, enfatizando que agora a grande imprensa resolveu pautar essas questões.
“Precisamos dar continuidade ao que a atual gestão conduziu, principalmente a questão dos AQs, da reestruturação da carreira e garantir o reajuste emergencial para 2026”, acrescentou Valter.
Em seguida, Lucena leu o edital, os pontos que estarão em pauta no 12º Congrejufe (leia aqui) e explicou as regras para escolha dos delegados, dando início ao processo de votação. Os participantes ouviram a defesa da chapa 1, feita pelo diretor Valter Nogueira; e da chapa 2, feita pelo servidor Eduardo Brasil.
Encerradas as falas, iniciou-se a votação, que resultou na eleição de 53 delegados para chapa da direção e 7 para a chapa 2.
Por fim, a presidente do Sisejufe, Lucena Pacheco, agradeceu a participação de todas e todos e reforçou o pedido para que cada um se esforce para fortalecer a mobilização. “Parabéns, pessoal, por essa vontade de estar na luta. Nós todos juntos somos um e o sindicato é o espaço coletivo de fazer essa luta. Aqui, temos a representatividade de toda categoria”, afirmou.
Em breve, serão divulgadas as delegações completas que irão ao 12º Congrejufe, que este ano será realizado em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 26 de abril e 1º de maio.