Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Servidoras do Judiciário se unem à marcha por direitos, pela vida e contra todo tipo de violência

Ato unificado do Dia da Mulher foi um termômetro para a greve nacional do dia 18 de março

As ruas do Centro do Rio foram tomadas no fim da tarde dessa segunda-feira (9/3) para marcar o Dia Internacional de Luta da Mulher, comemorado em 8 de março. A concentração iniciou na Candelária às 17h. Após fechar as quatro pistas da Presidente Vargas, a marcha tomou a avenida Rio Branco rumo à Cinelândia.

Anny anunciou a 5ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres

A coordenadora do Núcleo Sindical da Marcha Mundial das Mulheres, Anny Figueiredo, fez uma saudação às participantes na Candelária ressaltando que as mulheres precisam estar unidas, firmes e fortes em defesa de seus direitos. “Marielle vive, nenhuma a menos!”, bradou. No ato, a sindicalista divulgou a 5ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, sob o lema Resistimos para viver, marchamos para transformar.

Pela vida de todas as mulheres, por democracia e contra a retirada de direitos! Um Rio de coragem feminista contra a violência e os governos fascistas! Foi o tema da marcha, organizada por mais de 100 entidades do movimento feminista. A dor causada pelos dois anos do assassinato político de Marielle Franco, ainda sem resposta, foi lembrada a cada fala. A falta de representatividade na política e as diferenças no mundo do trabalho, a crise da água, a defesa dos indígenas, o racismo e a homofobia foram outros assuntos levados para o ato unificado. No entanto, o principal foco de críticas foi o presidente Jair Bolsonaro.

Batucada transformou ato em espetáculo

O Sisejufe integrou a tradicional batucada de lata da Marcha Mundial das Mulheres. E a novidade deste ano foi o convite do sindicato para a Fina Batucada, primeira bateria feminina do país, a participar do ato, trazendo todas as idades para a mobilização.

A assessora política do Sisejufe, Vera Miranda, e diretora Lucena integraram a Fina Batucada

“A marcha foi gigante, demonstrando a força das mulheres. O Batuque na Justiça, em parceria com a Fina Batucada e o núcleo de mulheres do Sisejufe, deu um espetáculo na bateria, assim como as outras performances do ato. As mulheres trouxeram suas bandeiras, suas lutas com muita alegria e engajamento”, destacou a diretora do Sisejufe e coordenadora da Fenajufe Lucena Pacheco. Diversas servidoras que integram o Batuque na Justiça (oficina de percussão oferecida pelo sindicato), passaram a integrar a Fina Batucada, convidadas pelo Mestre Riko, que coordena ambos projetos.    

A diretora Eunice homenageou as Mães da Praça de Maio. Ao lado, Joana de Angelis, do Sintufrj

A diretora do Sisejufe Eunice Barbosa tocou na Fina Batucada com o lenço do Núcleo do Sindical amarrado na cabeça, em homenagem às Mães da Praça de Maio. O movimento argentino é um ícone de resistência na defesa da vida há mais de 40 anos. “Queremos democracia, mas também autonomia e liberdade para os nossos corpos. Estamos na rua pelo direito de ser e estar onde nós quisermos”, defendeu a sindicalista.

Sisejufe chama para o #18M

Para Soraia Marca, as mulheres deram um exemplo de luta e união. Do lado esquerdo, a coordenadora Anny Figueiredo

A manifestação abriu o calendário de lutas de 2020. O Sisejufe distribuiu leques e adesivos chamando para a greve nacional do dia 18 de março. “Estamos na luta pelo arquivamento das propostas do governo Bolsonaro e precisamos nos unir às demais  trabalhadoras e trabalhadores e aos movimentos sociais.  É muito importante que todos juntos combatam o pacote de  maldades do ministro Paulo Guedes.  As mulheres deram um exemplo de luta e união nessa segunda-feira”, declarou a diretora do Sisejufe Soraia Marca.

A diretora Fernanda Lauria convocou todas as mulheres para voltarem às ruas no dia 18 de março

A diretora Fernanda Lauria conta que as mulheres tomaram as principais ruas do Centro do Rio pela igualdade de direitos e para dizer não a todo tipo de assédio, discriminação, preconceito e principalmente violência. “Foi um ato de resistência, que mostrou nossa força e união neste momento em que vivenciamos o retrocesso de tantas conquistas sociais. Foi emocionante ver a grande participação da população, até de crianças. Convocamos todas as mulheres para que voltem às ruas no dia 18 de Março, agora em defesa dos serviços públicos, essenciais à maioria da população. E conclamo as servidoras do Judiciário Federal a aderirem à greve neste dia de luta” reforçou a dirigente. Ela  acredita que a marcha foi um termômetro para o Dia Nacional em Defesa do Serviços Públicos, Empregos, Direitos e Democracia.

Leia sobre a participação do Sisejufe em outras atividades em comemoração ao Dia Internacional de Luta da Mulher: https://sisejufe.org.br/noticias/atividades-marcam-as-comemoracoes-do-dia-internacional-da-mulher/

Últimas Notícias