Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Outubro Rosa e Novembro Azul: DAP na luta pela prevenção do câncer

Outubro Rosa e Novembro Azul: DAP na luta pela prevenção do câncer, SISEJUFE

Uma vida saudável. Essa é a melhor prevenção para diversos tipos de câncer. Alimentação que evite a obesidade, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso, praticar exercícios, ter uma boa higiene e, é claro, visitar o médico regularmente, podem afastar boa parte das causas dessas doenças que estão entre as que mais matam no Brasil. A enfermeira Thais Vieira esteve no encontro mensal do Departamento de Aposentados (DAP) do Sisejufe, que aconteceu na tarde dessa terça-feira (25/10), para esclarecer os participantes, que trouxeram suas dúvidas e preocupações.

No caso do câncer de mama, o exame do toque e outros exames de prevenção recomendados pelo médico, de acordo com a idade da paciente, são fundamentais. Thais destacou que a atenção deve

Outubro Rosa e Novembro Azul: DAP na luta pela prevenção do câncer, SISEJUFE

Todos os presentes receberam o laço rosa que lembra a prevenção do câncer

ser redobrada se a pessoa tiver parentes próximos que tiveram a patologia ou para mulheres sem filhos ou que não amamentaram. “Os homens também podem desenvolver a doença nessa região”, alertou. Já o câncer no colo do útero tem como sua principal causa o HPV, uma doença sexualmente transmissível. “É fundamental que as meninas e a partir do próximo ano também os meninos, sejam vacinados.”

O câncer mais comum entre os homens é o de próstata. Como no início essa doença é assintomática, fazer os exames preventivos é de extrema importância. “O exame de toque é rápido e indolor”, esclareceu Thais. No caso de dor ao urinar, problemas de ereção ou sangramentos, é preciso procurar um médico com urgência. Existe também o câncer de pênis. Para evitá-lo, é importante retirar a fimose, que dificulta a higiene. O HPV é uma de suas causas.

O sexo seguro é outra forma de prevenir alguns tipos de câncer. Além da camisinha masculina, Thais apresentou o preservativo feminino como mais uma forma de proteção. Para encerrar a atividade, a enfermeira fez uma brincadeira de mitos e verdades com os aposentados e aposentadas.

Direitos dos Servidores 

Outubro Rosa e Novembro Azul: DAP na luta pela prevenção do câncer, SISEJUFE

O diretor Denison Ramos coordenou os trabalhos

Na segunda parte do encontro, a assessora jurídica do Sisejufe Aracéli Rodrigues fez uma atualização das principais causas que tramitam em benefício dos aposentados. Os presentes receberam a cartilha produzida pelo sindicato: O Novo Regime Fiscal e seus Possíveis Impactos. O texto, que trata da PEC 241, que congela recursos para educação e saúde, bem como o salário dos servidores, foi elaborado pelo Dieese.

 

 

 

Últimas Notícias