A Federação encaminhou, nesta quinta-feira (3/12), convocatória para as entidades filiadas. No documento, a Fenajufe conclama os sindicatos de base a participarem dos atos do “Dia Nacional de Lutas” contra a Reforma administrativa e pela manutenção do auxílio emergencial
A atividade se faz necessária visto que, com o encerramento das eleições, o presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) tem pressionado o Congresso em busca de apoio para a aprovação dos projetos que visam unicamente a precarização do serviço e do funcionalismo público.
O Ato Nacional foi aprovado na última Reunião Ampliada do Fórum Nacional das Entidades do Serviço Público (Fonasefe), realizada dia 24 de novembro, em conjunto com várias entidades representativas de servidoras e servidores públicos, das estatais e classe trabalhadora. O momento é de unidade de todos pela manutenção do Auxílio Emergencial e para derrotar as PEC´s 32, 186 e 188.
A gestão do governo Bolsonaro está marcada pela desqualificação do serviço público e pela narrativa falaciosa de que é preciso reduzir salários e direitos dos servidores para “enxugar” o estado.
A Federação reforça a importância do engajamento dos sindicatos no dia 10 e orienta para que se somem com as atividades e atos promovidos pelos Fóruns estaduais. É preciso reagir para impedir os interesses do governo que visam tão somente a destruição do funcionalismo com a aprovação das PECs 186,187, 188, além da PEC /32 que representa o fim dos serviços e abre portas para as privatizações.
Outro ponto que deve ressaltar é o desrespeito que o governo tem com a classe trabalhadora em geral. Diante da pandemia de Covid-19 l, muitos perderam o emprego e não tiveram condições de buscar renda alternativa, e passaram a depender única e exclusivamente do auxílio emergencial, já com data para acabar. A manutenção do auxílio é direito de todos e todas que enfrentam dificuldades extremas com o período pandêmico entrando numa segunda onda e que não tem previsão para terminar.
A Fenajufe solicita aos sindicatos que enviem sua agenda de atividades do dia 10 de dezembro para elaboração do quadro nacional de mobilização, assim que forem marcadas e definidas para o endereço eletrônico: fenajufe@fenajufe.org.br. Solicitamos ainda que nos sejam encaminhadas matérias sobre os atos, para divulgação em nossa página.
Por fim, convoca a participação dos dirigentes sindicais para a Plenária Nacional de todos os servidores públicos das três esferas e das estatais que ocorrerá no sábado (5/12), por meio de plataforma digital, a partir das 14 horas com a programação abaixo:
05/12– 14 horas – Início da Plenária unificada no mesmo formato da última.
Bloco 1– Centrais sindicais e Fórum por direitos e liberdades democráticas
Bloco 2 – Representações dos fóruns estaduais (coordenação a ser indicada pelo GT dos fóruns estaduais);
Bloco 3 – Intervenções da base das entidades, através de sorteio. 5 intervenções por setor na seguinte ordem: federais, estaduais, municipais, estatais;
Bloco 4 – apresentação da declaração unificada para construir o dia nacional de luta em 10/12 (Coordenação entidades dos trabalhadores de estatais)
Com informações de Joana Darc Melo, da Fenajufe