Após dez dias disponibilizado à categoria para consultas e contribuições, a Comissão de dirigentes que trabalhou na proposta do novo Estatuto do Sisejufe apresentou a versão final do documento à diretoria colegiada, na noite desta quinta-feira (28/9). Agora, o Estatuto está sendo disponibilizado aos servidores e servidoras para apreciação e posterior votação, juntamente com as eleições da direção e representantes de base, que ocorrerão nos dias 9, 10 e 11 de outubro.
A versão final do Estatuto está disponível neste link.
Por que atualizar o nosso Estatuto?
O Estatuto do Sisejufe precisa ser atualizado porque é de 1989 e está anacrônico. É necessário, por exemplo, rever os regulamentos e deixá-los de acordo com o novo Código Civil; outro ponto é democratizar e ampliar a participação da categoria, introduzindo itens como a instância de Congresso no Estatuto, além da possibilidade de uso de ferramentas virtuais que viabilizem a participação de todos os filiados e filiadas nos fóruns da categoria, tais como assembleias e encontros, mesmo que eles tenham dificuldades de participação presencial.
Todas essas atualizações são necessárias para o sindicato funcionar de forma ainda mais transparente, se adequando aos novos tempos e às exigências tecnológicas.