Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Diretoras do Sisejufe participam de ato no Dia Internacional da Mulher

Mulheres diretoras do Sisejufe marcam presença no evento “Mulheres: mais direitos é mais democracia”, no domingo, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, na Quinta da Boa Vista, bairro de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. O encontro, organizado pelo Fórum 8 de Março, teve a participação de centrais sindicais, partidos políticos, movimentos sociais e mulheres trabalhadoras. O grupo ocupou com tendas uma área próxima ao Museu Nacional da UFRJ para passar informações ao público e apresentar trabalhos artesanais. O evento teve ainda atividades culturais e muitos discursos.

DIA INT DA MULHER 015 TAIS FACCIOLI

Diretoras do Sisejufe marcam presença no evento do Dia Internacional da Mulher

As diretoras Lucena Pacheco Martins, Adriana Tangerino, Neli da Costa Rosa e Helena Guimarães representaram o Sisejufe no evento. Lucena destacou que a busca pela igualdade de gênero é também uma das metas do Sisejufe. “Nós já saímos de casa e estamos no mundo do trabalho. Agora caminhamos em busca de uma democracia paritária, para que sejamos realmente representadas e as diferenças consideradas para a igualdade”, defendeu a dirigente sindical.

Lucena Pacheco lembra que além do país ter uma mulher na Presidência da República, há ministras, parlamentares, sindicalistas, mães, donas-de-casa e profissionais de diversas áreas, desde artesãs, médicas, engenheiras até mestre de obras. E destaca avanços como as leis Maria da Penha e a que tipifica Feminicídio, recentemente sancionada pela presidente Dilma Rousseff, que se configuram como grandes conquistas das mulheres. “Ainda que o tempo na mudança das mentalidades possa ser considerado longo, somente tais transformações consolidarão o novo papel desempenhado pela mulher no mundo. Para que haja mudança de mentalidade precisamos de novos hábitos, das ações afirmativas, que a cada instante vai deslocando o pensamente e refletindo em atitudes, adequando a novo estilo de vida com sólidas alterações de comportamento, possibilitando a disseminação da participação ativa da mulher com uma jornada mais justa, com o emprego de políticas de estado que contribuam para esse enredo, como o exemplo de creches públicas em horário integral, entre outras medidas”, afirma Lucena.

A diretora acrescentou que o Sisejufe ainda não chegou ao ideal, mas caminha nessa busca pela paridade entre homens e mulheres em sua gestão. “A atual diretoria segue esse preceito. Hoje, somos em torno de 35% de sua composição. Estamos atuando em todas as frentes, sejam nos departamentos ou núcleos que compõem a organização do sindicato. Somos vice-presidente, diretora administrativa, coordenadora de saúde, coordenadora de raça e gênero, além de participarmos dos departamentos jurídico, de cultura, entre outros. Estamos maciçamente presentes em todas as ações, representando a categoria dos servidores das justiças federais: participamos dos atos em Brasília, das passeatas, assembleias. E queremos que essa representação se amplie, aumente em número. Por isso conclamamos as mulheres das justiças federais que participem e integrem as ações do Sisejufe hoje, e, para que já na próxima eleição possamos ser 50% dos membros eleitos para a diretoria do sindicato”, concluiu Lucena.

 

Últimas Notícias