Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Curso de formação sindical discute negociação coletiva de trabalho

formação sindical2Para saber como enfrentar uma situação, uma das estratégias possíveis é simular a realidade. Essa foi a tática empregada pelo professor Helder Molina no segundo módulo do curso de Formação Sindical, que ocorreu no último sábado (9/10), no auditório do Sisejufe. Depois de abordar teorias, conceitos, experiências e metodologias de negociações, os participantes ­­ – diretores e sindicalizados – participaram de uma oficina com exercício prático simulado de uma negociação coletiva de trabalho entre entidades sindicais e governo.

“Os participantes elaboraram uma pauta de reivindicações, apresentaram ao governo, e desenvolveram um processo de negociação em duas rodadas, analisando e praticando as estratégias, táticas, discursos, e impasses próprios do processo. Todos avaliaram o processo de teoria e prática como extremamente positivo para o aprendizado”, avaliou Helder Molina, licenciado e bacharel em História, mestre em Educação e doutor em Políticas Públicas e Formação Humana, professor da faculdade de Educação da Uerj.

formação sindical4A diretora do Sisejufe Fernanda Picorelli destaca que o curso foi muito proveitoso e uma experiência valorosa. “Questões filosóficas foram também abordadas para refletirmos acerca da importância de uma escuta atenta e sem preconceitos, de modo que a comunicação ocorra sem ruídos e uma verdadeira dialética se opere. A boa comunicação é fundamental para que avancemos em nossas reflexões e em nossas negociações. Utilizamos, para essa abordagem teórica, o filósofo Edgard Morin. O potencial e a performance dos colegas envolvidos na negociação me surpreenderam muito positivamente. De outro modo, a intervenção de nosso mediador durante a dinâmica empregada e sua avaliação ao final também merecem destaque: crescemos com o apontamento das ações positivas e negativas que observou durante a negociação travada pelos participantes”, disse.

O último módulo do curso, previsto para dezembro, abordará os temas: comunicação, linguagem, técnicas de discurso e exercícios de oratória.

formação sindical1

O que foi discutido no dia 9/10

Teorias, conceitos e experiências de Negociação Coletiva de Trabalho – Histórico dos processos de negociação coletiva no setor público no Brasil, as experiências de negociações coletivas no setores privados e públicos.

Metodologias de negociação:

a) Conheça tua categoria b) Conheça teus patrões, c) Conheça os cenários e a correlação de forças onde está lutando, d) Analise o momento de avançar e o de recuar e) Negociação: arte da mediação, ou arte da guerra?

 

Últimas Notícias