Representantes de servidores do Judiciário Federal de todo o país vão se reunir, em abril do ano que vem, para definir, entre outros itens, o plano de luta dos próximos anos da categoria. Os funcionários vão participar do 10º Congresso da Fenajufe (10º Congrejufe) , que acontecerá de 27 de abril a 1º de maio de 2019. O congresso nacional da categoria é a instância máxima da Fenajufe, e dele sairão diretrizes para atuação das entidades na defesa dos direitos e prerrogativas dos servidores do Poder Judiciário Federal e do Ministério Público da União.
Por deliberação da Plenária de Salvador (BA), em agosto deste ano, o 10º Congrejufe acontecerá na área de abrangência da 15ª Região Judiciária, no Estado de São Paulo, tendo o Sindiquinze como entidade anfitriã.
O congresso vai discutir a conjuntura nacional e internacional, avaliar a atual gestão da Fenajufe, traçar novos rumos para a luta dos servidores. Nele também será revisado o estatuto da federação. Mais uma vez a expectativa é quanto a definição da pauta de reivindicações e do plano de lutas da categoria, frente ao novo cenário político posto. Também será eleita a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da Entidade. O mandato é de três anos.
A Fenajufe informou que a programação e as orientações quanto a procedimentos e inscrições de delgados e observadores serão publicadas em breve. A convocatória, publicada no Diário Oficial da União de 31 de outubro, trouxe ainda a pauta do Congresso, assim construída:
- Regimento interno e análise de recursos
- Conjuntura nacional e internacional
- Balanço da gestão e atuação da Fenajufe
- Eleição da comissão eleitoral
- Prestação de contas
- Plano de lutas
- Alteração estatutária e organização Sindical
- Regimento eleitoral
- Eleição da diretoria executiva e do conselho fiscal
- Políticas permanentes
A Fenajufe publicará em breve as orientaçoes quanto aos procedimentos para inscrição de delegados(as) e observadores(as) ao 10º Congrejufe.
Com informações da Fenajufe