Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

4ª edição do Sarau de Poesia Falada e Cantada do Sisejufe: evento aconteceu na noite de terça-feira, 13/09, de forma online

Os artistas que se apresentaram disseram que foi um encontro delicioso e pediram que o sindicato organize mais iniciativas culturais como essa

A arte aproxima e envolve as pessoas. Quebra as amarras e nos conecta numa mesma energia de congraçamento, leveza e alegria. É pensando nisso que o Sisejufe organiza há quatro edições o Sarau de Poesia Falada e Cantada, que tanto encanta os artistas convidados e também os participantes. Dessa vez, ainda de forma online, o Sarau aconteceu na noite de terça-feira, 13 de setembro, das 19h às 20h, pelo canal do sindicato no YouTube.

O Sarau contou com a participação das servidores e representantes de base Elaine Pavoulid e Clarisse Pacheco; dos servidores Rafael Sperduto e Agenor Burla; além da escritora Babi Marca e da ilustradora e escritora Bela Pinheiro. Já a mediação foi feita pelas diretoras do Sisejufe, Soraia Marca e Helena Cruz.

Pela primeira vez, o Sarau contou com a participação de uma ilustradora fazendo desenhos em tempo real dos artistas e foi um sucesso! O trabalho de Bela Pinheiro encantou a todos. Rafael Sperduto, por exemplo, logo após se apresentar e se ver retratado por Bela, comentou empolgado: “Olha isso, que incrível! Estou me sentindo no (programa) “Roda Viva”, gente. (risos) Nossa, que cartunista maravilhosa. Que coisa linda, Bela. Parabéns pelo seu trabalho. A sua arte é muito bonita e vai inspirar a minha arte a também continuar fazendo boas coisas”.

Elaine e Clarisse também elogiaram a iniciativa: “Essa ideia de ter uma pessoa desenhando enquanto o pessoal se apresenta foi muito legal. Muito bom, mesmo”, disse Elaine. “O mais legal é que ela captou o sentimento da gente, mais do que a emoção, captou a essência de cada um. Bela tem um traço lindo e muito delicado, que encanta a gente”, comentou Clarisse.

A primeira artista a se apresentar foi Babi Marca, escritora, agitadora cultural e social media. Babi declamou duas poesias do livro de sua autoria chamado “Meu tamanho é imensidão”, lançado pela editora Crivo. Clarisse e Elaine também declamaram poesias e trechos de textos autorais. Agenor e Rafael fizeram uma rápida apresentação musical de guitarra. Enquanto isso, Bela retratava cada um deles.

Helena e Soraia, que fizeram a mediação do evento, agradeceram a presença de todos e comentaram: “Obrigada por essa troca maravilhosa, obrigada pela disponibilidade de cada um de vocês que se doaram para estar com a gente aqui, nesse momento. Muito bom estar perto de colegas tão maravilhosos como vocês”, disse Helena. “A arte é também uma forma de escape, né. Uma forma de sairmos dessa realidade tão difícil que tem nos sido imposta. A arte tem esse poder de nos renovar e é sempre muito bom. Foi lindo. Obrigada a todas e todos”, afirmou Soraia.

O Sarau continua disponível para visualização no canal do Sisejufe no YouTube. Se você ainda não assistiu, corre lá e vê.

Abaixo, os artistas do nosso Sarau retratados pela ilustradora Bela Pinheiro.

Na sequência, estão: Rafael, Babi, Agenor, Elaine e Clarisse.

 

 

 

O que disseram os artistas sobre a participação no Sarau do Sisejufe:

Clarisse Pacheco:

“A arte é uma grande forma de transformação, sublimação e transmutação. Foi muito edificante participar do sarau. Foi minha primeira vez e amei. Foi mesmo uma partilha deliciosa. E foi muito bacana também por ser entre colegas de trabalho. Um conhecendo melhor o trabalho do outro. Parabéns ao Sisejufe por proporcionar a todos nós esse momento tão gostoso”.

Elaine Pavoulid:

“Foi um momento de confraternização com os colegas. E ver que todos nós temos um outro lado para além dos nosso trabalho, um lado artístico, é muito bacana e prazeroso. E a interação da desenhista foi um presente a mais para todos nós participantes. Que essas iniciativas possam continuar a acontecer mais e mais. A arte e a cultura sempre nos trazem esse poder de relaxamento, encantamento e autoestima”.

Rafael Sperduto:

“Muito obrigado pelo convite! Foi muito bom estar em contato com o rosto dos colegas do Tribunal e ver quanta gente talentosa. A arte tem um papel importantíssimo em nossas vidas, ainda mais no contexto da nossa sociedade, hoje, né. Onde não existe arte, a violência aparece como meio de expressão e isso é muito perigoso. Então, vivamos a arte, sempre! Gostei muito de ter participado e de ter tocado para vocês meu mais recente lançamento, que é essa música que fiz inspirada num filho que aliás eu nem sabia que ia ter. Quando fiz, um tempinho depois, descobri que estávamos grávidos. Meu filho hoje se chama Tom, numa grande homenagem aos elementos da música. Foi muito especial tocar “Baby Wipes” para vocês. Espero que tenham gostado!”

Babi Marca:

“Que possamos estar sempre ocupando os espaços. Muito obrigada ao Sisejufe pelo convite. Acho que é a segunda vez que participo e é sempre muito especial. Foi lindo.”

Bela Pinheiro:

“Foi meu primeiro sarau. Foi uma grande oportunidade e um desafio também de poder registrar visualmente as falas, as intervenções artísticas de cada um que participou. Fiquei muito feliz de ter participado. Obrigada pelo convite”.

Agenor Burla:

“Pessoal, foi um prazer revê-los e um prazer participar. Obrigado pelo convite e até a próxima”.

 

Últimas Notícias