Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Pesquisa de Saúde e Condições de Trabalho

CALENDÁRIO DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE

AGOSTO DE 2012
ROTEIRO DE VISITAS DA CAPITAL E INTERIOR

Quinta-feira, 9 e Sexta-feira, 10 de agosto – Magé, Teresópolis, Nova Friburgo, e Petrópolis

Terça-feira, 14 – Nova Iguaçu

Quarta-feira, 15 – Duque de Caxias e São João de Meriti

Quinta-feira, 16 –
TRE Sede

Segunda-feira, 20 e Terça-feira, 21 – Itaperuna, Campos, Macaé, São Pedro D’Aldeia

Segunda-feira, 27 e Terça-feira, 28 – Resende, Volta Redonda, Barra do Piraí, Angra

Departamento de Saúde do Sisejufe lançou na manhã desta segunda-feira, 6 de agosto, a Pesquisa de Saúde e Condições de Trabalho, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Sisejufe lança Pesquisa de Saúde e Condições de Trabalho no TRT da Lavradio e na JF em Niterói

Foto da Campanha da pesquisa de saúde e condições de trabalho

Foto da Campanha da pesquisa de saúde e condições de trabalho

Foto da Campanha da pesquisa de saúde e condições de trabalho

O Departamento de Saúde do Sisejufe lançou na manhã desta segunda-feira, 6 de agosto, a Pesquisa de Saúde e Condições de Trabalho, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Diretores e funcionários do sindicato começaram a distribuir, em todos dos setores do TRT da rua do Lavradio o questionário que levantará dados sobre essa área em toda a categoria no estado. Divididos em dois grupos, os diretores Helena Cruz (coordenadora do Departamento de Saúde), Willians Faustino (servidor do TRT) e Roberto Ponciano (servidor da JF), a assessora política do Sisejufe Vera Miranda, e o funcionário da entidade sindical Anderson Paixão percorreram as 70 varas trabalhistas dos 10 andares do prédio do tribunal com o material da pesquisa. Em cada setor, os servidores prestavam atenção aos esclarecimentos dados pelos representantes do sindicato sobre a importância da participação na pesquisa de um maior número possível de servidores. Na parte da tarde, a pesquisa foi lançada na Justiça Federal de Niterói.

“A participação de cada servidor, de todos os segmentos do Judiciário Federal, não só da Justiça Trabalhista, será de grande importância para esse levantamento que estamos fazendo. Vai fundamentar um trabalho científico que servirá de base para discutirmos e reivindicar melhores condições de trabalho, de saúde e de vida para nossa categoria”, destacou a diretora Helena Cruz, enquanto apresentava os questionários para os servidores da 69ª Vara Trabalhista no 10° andar do TRT da Lavradio.

Em cada andar percorrido, os dirigentes sindicais e os funcionários do Sisejufe explicavam como seria feito o trabalho de coleta de dados. Eles salientavam para os servidores que era preciso, além de preencher o formulário, assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido relacionado à pesquisa. O levantamento será feito em outros tribunais.

“É preciso assinar o termo para validar os dados que serão tabulados pela organizadora da pesquisa, que é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sem esse termo, as informações dos questionários não poderão ser considerados”, explicou a assessora política do Sisejufe, Vera Miranda.

PESQUISA NÃO IDENTIFICARÁ PARTICIPANTES

Ao passar pelas varas trabalhistas, as equipes do Sisejufe chamavam a atenção dos servidores. Atentos, eles recebiam os documentos da campanha e acompanhavam as explicações. O diretor do Sisejufe Willians Faustino, também membro do Departamento de Saúde, informou que a pesquisa não vai identificar os participantes mas que respondê-la fará com que o sindicato tenha mais informações para traçar políticas de prevenção de problemas de saúde.

“Só assim teremos condições de mostrar aos tribunais o que prejudica os servidores. Teremos dados embasados que nos ajudarão nas negociações por melhores condições de trabalho”, afirmou.

Vera Miranda destacou ainda que a questão da saúde é tão importante quando o esforço de participação nas campanhas salariais. “A vida não é só aumento de salário. Temos que ter preocupação com as condições de trabalho e saúde de todos os trabalhadores”, afirmou.

Quem participar da pesquisa vai ganhar uma camisa da Campanha de Pausa de 10 minutos no trabalho ou um mousepad. Os formulários serão recolhidos até o fim do mês de agosto, em urnas –  em separado dos termos de consentimento.

Max Leone – Imprensa do Sisejufe

DATA DE LANÇAMENTO FOI DECIDIDA EM JULHO E RATIFICADA EM 1º DE AGOSTO PELA DIREÇÃO DO SISEJUFE

Os integrantes do Departamento de Saúde do Sisejufe indicaram a segunda-feira, 6 de agosto, como a data de início de lançamento da pesquisa de saúde na base da categoria judiciária fluminense. Neste dia, a pesquisa será lançada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da rua do Lavradio a partir das 9h. À tarde, será a vez de se promover o lançamento da campanha na Justiça Federal de Niterói. Conheça detalhes da campanha e o calendário de visitas na capital e interior, elaborado pelo Departamento de Saúde, na reunião de 25 de julho, e ratificado pela Diretoria Colegiada do Sisejufe em reunião geral na noite de 1º de agosto de 2012.

O Departamento de Saúde do Sisejufe esteve reunido em 25 de julho, na sede do sindicato, para discutir os desdobramentos da última reunião do Grupo de Trabalho de Saúde da Fenajufe e também o lançamento da Campanha de Saúde do Sisejufe – cujas peças gráficas e promocionais foram apresentadas aos presentes na reunião.

O encontro foi coordenado pela diretora sindical Helena Guimarães e teve a presença do diretor sindical Willians Faustino, que integra o departamento, da servidora Neli da Costa Rosa, da assessora política Vera Miranda e do funcionário do Sisejufe Anderson Paixão.
O mais importante tópico da reunião foi padronizar os procedimentos e as informações sobre a campanha de pausa e a pesquisa de saúde do Sisejufe. Para isso foram dadas as explicações sobre como apresentar a pesquisa de saúde nos tribunais, como fazer o preenchimento dos questionários e, principalmente, frisou-se a orientação da não identificação de nenhum servidor que responder à pesquisa.

PESQUISA DE SAÚDE

Os integrantes do Departamento de Saúde indicaram a segunda-feira, 6 de agosto, como a data de início de lançamento da pesquisa de saúde na base da categoria. Neste dia, a pesquisa será lançada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da rua do Lavradio a partir das 9h. À tarde, será a vez de se promover o lançamento da campanha na Justiça Federal de Niterói.

O calendário de visitas na capital e interior (veja abaixo), elaborado pelo Departamento de Saúde na reunião de 25 de julho, foi ratificado pela Diretoria Colegiada do Sisejufe em reunião geral na noite de 1º de agosto de 2012.

O Departamento de Saúde decidiu que o envio dos questionários da pesquisa de saúde para locais onde não existam três dos ramos das justiças federais (Eleitoral, Trabalho ou Federal) – e que fiquem fora dos principais roteiros rodoviários – será feito via Correios e terá o acompanhamento da entrega por telefone da assessoria política e do Departamento de Saúde. Os questionários serão entregues juntamente com o termo de consentimento de utilização dos dados da pesquisa para que possam ser tabulados em pesquisa científica. O prazo para recolhimento dos questionários será de 30 dias a contar da entrega.

O processo de distribuição e recolhimento de dados da pesquisa para fins de sistematização dos dados será organizado por Justiça, e dentro destas da seguinte forma: a) varas com processo eletrônico; b) varas sem processo eletrônico por foro, exceto quando for vara única; c) agentes de segurança; d) oficiais de justiça; e) gabinetes; f) administrativo.

Na aplicação da pesquisa entre oficiais de justiça e entre os agentes de segurança, o Departamento de Saúde contará com a parceria do Núcleo de Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Nojaf) e do Núcleo de Agentes de Segurança do Sisejufe, para fins de distribuição e recolhimento dos questionários. O Departamento de Saúde também deliberou que, nos tribunais e nos foros da capital e do interior onde haja diretores sindicais, a visita para a pesquisa de saúde deverá ser feita em conjunto com eles – sendo que o diretor local ficará responsável pelo recolhimento posterior dos questionários.

CAMPANHA DE PAUSA E PRÓXIMA REUNIÃO

A campanha de pausa será lançada no recolhimento da pesquisa de saúde. Os servidores que responderem à pesquisa receberão o mousepad ou a camisa com o símbolo da campanha, como forma de incentivo. Os itens serão entregues aos servidores e servidoras que responderem à pesquisa independentemente de serem ou não filiados ao sindicato.

Por fim, ficou estabelecido que o Departamento de Saúde do Sisejufe vai se reunir toda última quinta-feira de cada mês, a partir da 19h, na sede do Sisejufe, ou então extraordinariamente quando demandado. A próxima reunião, agendada, portanto, é em 30 de agosto.

Fonte: Departamento de Saúde do Sisejufe

Últimas Notícias