Após abordar os riscos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pelo deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), conhecido como “Deputado Príncipe”, para a Justiça do Trabalho, o Sisejufe dá continuidade à discussão, agora com foco nas ameaças à Justiça Eleitoral. A proposta prevê mudanças profundas na estrutura responsável pela organização das eleições, incluindo a criação da Autoridade Nacional Eleitoral (ANE), que assumiria atribuições atualmente exercidas pela Justiça Eleitoral, sob responsabilidade do Congresso Nacional.
Segundo informações divulgadas sobre a articulação da proposta, a PEC reúne 66 assinaturas de parlamentares, número inferior às 171 necessárias para sua apresentação formal por deputados federais. Ainda assim, a iniciativa exige atenção das entidades sindicais e da sociedade, especialmente diante da nova composição do Congresso Nacional, que tomará posse em 1º de fevereiro de 2027.
Não se trata de uma simples proposta de reorganização administrativa. O que está em discussão é a estrutura responsável por assegurar a regularidade do processo eleitoral brasileiro, a independência das instituições que organizam as eleições e o destino dos servidores públicos que integram a Justiça Eleitoral, os quais poderão ser colocados em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, caso seus cargos sejam extintos.
Mudanças na estrutura eleitoral ameaçam a independência das eleições
A PEC propõe a criação de uma Autarquia, a Autoridade Nacional Eleitoral (ANE), com a transferência da administração das eleições para uma estrutura sob responsabilidade do Congresso Nacional. A mudança alteraria o modelo atual, no qual a Justiça Eleitoral reúne funções administrativas e jurisdicionais relacionadas ao processo eleitoral.
A proposta também prevê separar a administração das eleições do julgamento das controvérsias eleitorais. O desenho apresentado levanta questionamentos sobre a independência e a imparcialidade da condução do processo, uma vez que o Congresso é formado por representantes e partidos diretamente interessados nos resultados das disputas eleitorais.
Transferir a administração das eleições para uma estrutura vinculada aos próprios atores políticos que participam dessas disputas pode comprometer a autonomia técnica e funcional necessária à organização do pleito. Também suscita preocupações sobre a autonomia orçamentária, a composição dos órgãos dirigentes e a possibilidade de influência político-partidária sobre as atividades eleitorais.
Instituída em 1932, a Justiça Eleitoral desempenha papel central na organização, fiscalização e condução das eleições brasileiras, além de julgar conflitos relacionados à legislação eleitoral. A estrutura reúne essas atribuições em um modelo institucional próprio, cuja independência é essencial para assegurar a regularidade dos pleitos e a confiança da população nos resultados.
Por isso, a proposta não pode ser tratada apenas como uma reorganização administrativa. A alteração da estrutura eleitoral exige debate público sobre seus efeitos para a democracia, os direitos políticos e a credibilidade das instituições responsáveis por garantir a legitimidade das eleições.
O futuro dos servidores da Justiça Eleitoral
Além dos impactos institucionais, a eventual extinção de cargos levanta dúvidas sobre o destino dos servidores que atuam na Justiça Eleitoral, aprovados em concursos públicos e especializados na preparação, organização, execução e fiscalização dos pleitos.
O artigo 41, § 3º, da Constituição Federal estabelece que, extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
Para os servidores estáveis atingidos pela medida, portanto, a previsão constitucional é de disponibilidade até que ocorra o aproveitamento. Já a extinção dos cargos ocupados por servidores não estáveis poderá resultar em exoneração.
A questão é especialmente relevante diante da possibilidade de transferência das atribuições eleitorais para uma nova estrutura. É necessário esclarecer como serão preservadas as carreiras, as remunerações e as condições funcionais dos profissionais afetados.
O debate também precisa considerar iniciativas relacionadas à Reforma Administrativa. Uma emenda modificativa à PEC 32/2020, apresentada durante o governo Bolsonaro, previa a possibilidade de exoneração de servidores, inclusive estáveis, em situações de extinção de cargos, declaração de desnecessidade ou obsolescência, mediante indenização. Embora se trate de uma proposta distinta, seu conteúdo reforça a importância de acompanhar medidas que possam afetar a estabilidade e as garantias funcionais.
Lei nº 8.112/1990 não elimina as incertezas
A Lei nº 8.112/1990 prevê mecanismos para o aproveitamento de servidores em disponibilidade. O artigo 30 estabelece que o retorno à atividade ocorrerá mediante aproveitamento obrigatório em cargo com atribuições e vencimentos compatíveis com os anteriormente ocupados. O artigo 31 trata do aproveitamento em vagas que venham a ocorrer na Administração Pública Federal.
No entanto, caso as atribuições atualmente exercidas pela Justiça Eleitoral sejam transferidas para uma estrutura com organização administrativa distinta, será necessário esclarecer como esse aproveitamento ocorrerá na prática.
Quais cargos estarão disponíveis? Como será avaliada a compatibilidade das atribuições e da remuneração? De que forma serão preservadas a especialização profissional e as condições funcionais dos servidores?
A previsão legal de aproveitamento não garante, por si só, a continuidade do exercício profissional nas mesmas condições. O procedimento depende da existência de cargos compatíveis e de uma solução administrativa juridicamente adequada.
Por isso, qualquer discussão sobre a reestruturação da Justiça Eleitoral precisa esclarecer previamente as consequências para os servidores e estabelecer garantias para a proteção de suas carreiras.
Mobilização para defender a Justiça Eleitoral
A PEC ainda não possui o número necessário de assinaturas para sua apresentação formal, mas a iniciativa merece acompanhamento. A movimentação parlamentar deve ser acompanhada pelas entidades sindicais, associações profissionais e organizações comprometidas com a defesa das instituições democráticas.
A composição do Congresso Nacional que assumirá em fevereiro de 2027 torna fundamental a vigilância dessa proposta pelos sindicatos.
Das 66 assinaturas em apoio à PEC, há forte predomínio do Partido Liberal (PL) e aliados, correspondente à grande maioria dos signatários – cerca de 47 deputados – sendo que três desses, Carlos Jordy (PL-RJ), Sanderson (PL-RS) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) foram eleitos em 2026 para o mandato de Senadores.
Além disso, das lideranças e principais signatários citados que apoiam ou estiveram envolvidos com a “PEC do Príncipe”, todos os que disputaram as Eleições 2026 foram eleitos para novos mandatos que se iniciarão em 1º de fevereiro de 2027.
Nesse cenário, o movimento sindical tem papel primordial na divulgação dos possíveis impactos da proposta e na defesa dos profissionais que atuam na Justiça Eleitoral.
O Sisejufe seguirá acompanhando a tramitação e a articulação em torno da PEC, trabalhando sempre na defesa dos direitos das servidoras e dos servidores e da estrutura institucional dessa Justiça tão fundamental para a nossa democracia.
Defender a Justiça Eleitoral é proteger a independência do processo eleitoral, a confiança nos resultados das eleições e os direitos das servidoras e dos servidores que se dedicam incansavelmente para garantir que a vontade popular seja respeitada.
Calculadora