Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Participe do Passeio hist

Na data do aniversário de 200 anos da chegada da Família Real será realizado uma grande aula a céu aberto para conhecer a "contra-história" da "festiva" e "bem vinda" chegada da Monarquia Portuguesa no Brasil. O Passeio histórico-cultural pelo Centro do Rio Antigo será no domingo, dia 6 de abril, às 9h.


A História é construção de versões dos fatos, e a grande mídia e o poder público escondem o colonialismo, a dominação, a violência e a escravidão, como se o rei "bonzinho" e sua família "do povo", nada tivessem com isso. Por isso, oportunidades para conhecer a verdadeira história da chamada cidade maravilhosa deve ser aproveitada por todos. A aula retratará a cidade do Rio de Janeiro durante os anos 1565 a 2008 tratará de História, cultura, poder, sociedade e evolução urbana para além dos 200 da chegada da monarquia.

O guia e coordenador do projeto é Helder Molina, licenciado e bacharel em História pelo Departamento de História pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Educação pela Faculdade em Educação da UFF, pós graduado em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes. É professor da Faculdade de Educação da UERJ, educador/assessor sindical. As inscrições estão sendo feitas por email: heldermolina@ig.com.br, ou pelo telefone 9769 4933.

O valor do curso é de R$ 5, com direito a certificado de participação, como atividade de extensão acadêmica, crônica poética sobre a história e memória do Rio de Janeiro e foto do Rio Antigo. No dia 6 de abril, às 9h, os participantes devem se encontrar no chafariz da Praça Quinze, ao lado do Paço Imperial (se chover forte, na manha, a caminhada fica inviabilizada)

Como é uma aula pública, é recomendável usar roupas leves, de preferência bermuda, tênis. Para caminhada de 4 horas à pé, com aula pública, em contato direto com os monumentos históricos é interessante levar máquina fotográfica e água.

Conteúdo/programa/roteiro:

a) – O contexto histórico europeu e brasileiro em que nasceu a cidade do Rio de Janeiro, o processo de colonização, a ocupação geográfica, o desenvolvimento espacial e social da cidade colonial. O Rio de Janeiro no Império e na República, a capital cultural e política do Brasil em distintos tempos históricos e políticos.

b) – Passeio histórico e cultural, buscando conhecer os principais museus e centros culturais, monumentos, ruas, becos, igrejas, prédios públicos do período colonial e imperial, as mudanças provocadas pela modernização capitalista.

c) As metamorfoses da cidade, a reforma Pereira Passos, a destruição dos cortiços e do morro do Castelo, a ampliação da cidade, a construção do aterro do Flamengo, o surgimento dos principais bairros.

d) – A Praça XV – marco inicial da cidade, as ruas do Rio antigo, a avenida Rio Branco, o Largo São Francisco, a praça Tiradentes, os mosteiros, a Carioca, a Cinelândia (Teatro Municipal, Museu de Belas Artes, Biblioteca Nacional, a evolução e as mudanças no centro, a Lapa de agora e de outrora, a praça Mauá e o entorno do cais do porto. Visita a exposição 100 Anos da História da Avenida Central e do Centro do Rio.

    Aula expositiva pública, caminhando pelas ruas e monumentos do centro do Rio), com auxílio de fotografias e gravuras de época, painéis e pinturas retratando a evolução espacial e histórica do centro do Rio, o lugar do trabalho e dos trabalhadores, a cultura, as reformas e suas ideologias.

Últimas Notícias