Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe realiza reunião preparatória ao Encontro Nacional de Mulheres da Fenajufe

Na noite desta quinta-feira, 17/10, a Secretaria de Mulheres do Sisejufe realizou a reunião preparatória ao Encontro Nacional de Mulheres da Fenajufe (que acontecerá dias 09 e 10 de novembro, em Brasília).

Diretoria, servidoras e convidadas de outras áreas estiveram reunidas e conversando sobre a importância de se promover ações de educação e conscientização das servidoras do judiciário, propondo políticas de valorização da mulher, prevenindo ocorrências de assédio, violência ou discriminação e incentivando a participação feminina no ambiente institucional e sindical, sem esquecer de estabelecer relações e conexões com as mulheres de outras áreas, campos e saberes.

Na reunião, além do bate-papo e da troca entre as realidades e vivências de cada uma, foram definidos os temas prioritários a serem levados ao Encontro Nacional da Fenajufe. As mulheres que comporão a delegação do Sisejufe no Encontro serão: Anny Figueiredo; Helena Cruz; Neli Rosa; Renata Oliveira; Carla Nascimento; Patricia Fernanda; Juliana Avelar; além de Lucena Pacheco; Soraia Marca e Fernada Lauria, que além do Sisejufe são, também, da Fenajufe.

Lucena Pacheco, presidente do Sisejufe e coordenadora-geral da Fenajufe, falou sobre a expectativa com o Encontro Nacional: “O espaço que nós, mulheres, ocupamos, hoje, na Federação não é só em número. A nossa ocupação, hoje, é efetiva. Ocupamos espaços de poder. Eu na Coordenação Geral, Soraia (Marca) na Coordenação de Finanças e Fernanda (Lauria) na Coordenação de Comunicação. Fazemos diferença, sim. Ocupamos os espaços e lutamos por ele. Nos posicionamos, trocamos, aprendemos coletivamente e seguimos construindo. Esse é, sim, o papel da mulher. Conquistar seu espaço, seja onde for e quiser. E, claro, para esse Encontro, o que esperamos é isso: muita troca, aprendizado, fortalecimento das mulheres, todas de mãos dadas, sempre, construindo um mundo melhor para todas e todos.”

Anny Figueiredo, secretária de Mulheres do Sisejufe, lembrou de toda atuação e construção que o sindicato desenvolve na pauta das mulheres e agradeceu a presença de todas: “O Sisejufe é referência nacional em muitos aspectos e, na pauta feminista, mais ainda. Nossa presença, luta e atuação contribuem para uma construção coletiva que fortalece não só o nosso sindicato como a gente, também. É esse olhar, essa força e esse posicionamento que vamos levar ao Encontro Nacional de Mulheres da Fenajufe. E que possamos inspirar mais sindicatos a, de fato, olharem para essa questão e implementarem seus núcleos e secretarias”.

A diretora Fernanda Lauria, que é também coordenadora da Fenajufe, falou sobre a importância de se lutar pela paridade nos sindicatos e reafirmou o papel de protagonismo que o Sisejufe desempenha: “No último Congresso, a Fenajufe debateu essa questão importantíssima de os sindicatos observarem a paridade de gênero em seus quadros. Isso precisa ser uma realidade, mas infelizmente ainda não é o que se vê em nosso meio sindical.”

Dara Santana, advogada, feminista, coordenadora nacional do Enegrecer, uma das convidadas da noite, falou sobre a questão da violência de gênero na política e reforçou a importância de todas se unirem na construção de um mundo sem machismo, misoginia e todas as violências que atravessam os corpos femininos, sempre: “Quando a gente vai discutir a violência política, a gente precisa entender que a gente está falando muito desse lugar simbólico de ‘opa, o que esse corpo está fazendo aqui? Que susto é esse que você me dá ao ver que você ocupou esse espaço? Como assim você tem uma opinião que não reproduz/concorda com o que eu estou dizendo?’ Mas as coisas estão mudando a partir, sim, de muita luta. E não vamos desistir, não vamos parar. É como Marielle bem disse: Não vamos ser interrompidas! Não vamos, mesmo. E qualquer debate que seja diz respeito à vida das mulheres, sim. Você não consegue fazer debate político sem a participação das mulheres. Nós somos a maior parte da população desse país. Desculpa, mas sem o meu voto, sem a minha participação política, sem eu me organizar, você não tem o meu voto. Nossa participação veio para ficar e só vai aumentar. Juntas, vamos lutar por um mundo mais justo e igualitário para todas nós.”

As diretoras Patricia Fernanda; Renata Oliveira e Juliana Avelar; a assessora política do Sisejufe, Vera Miranda; a assistente da Assessoria Política do sindicato, Patrícia Klein; e a dirigente sindical Marisa Araújo, do Sintufrj, também participaram da nossa reunião.

 

 

Reunião mensal do DAP acontecerá na terça-feira, 26/09, SISEJUFEFortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

Últimas Notícias