Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe participou da primeira reunião do Conselho Deliberativo de Entidades da Fenajufe

Na ocasião, foi celebrado também o aniversário de 30 anos da Federação

Sisejufe participou da primeira reunião do Conselho Deliberativo de Entidades da Fenajufe, SISEJUFE

O primeiro encontro dos representantes do Conselho Deliberativo de Entidades da Fenajufe (CDE) ocorreu em Brasília,  nesta de sexta-feira (09/12), em formato híbrido. O evento formalizou a criação do Conselho e apresentou os integrantes eleitos que irão representar seus sindicatos.

Pelo Sisejufe, os diretores Ricardo Soares e Andréa Capellão são os membros participantes do CDE. Eles estiveram em Brasília e representaram o Sindicato nesta primeira reunião do Conselho.

“Vejo esse Conselho Deliberativo como a possibilidade de ser um grande instrumento para democratizar ainda mais a Federação, fazendo essa ponte aí entre Federação, Direção, Conselho e Base. Isso é de extrema importância. Essa troca é fundamental e relevante”, afirmou Ricardo Soares, coordenador do Departamento de Acessibilidade e Inclusão do Sisejufe e representante do sindicato no CDE.

Capellão comentou: “Não é só pela questão salarial. Nossa luta é também contra o assédio moral, o assédio sexual, contra o adoecimento da categoria, contra a falta de concurso e a desvalorização da categoria. Nossa luta é em todas as frentes. Estamos muito honrados com esse mandato e vamos trabalhar da melhor maneira possível, sempre”, disse a dirigente que, no CDE, é a suplente de Ricardo Soares.

Eunice Barbosa, presidenta do Sisejufe; Soraia Marca, diretora do sindicato e coordenadora da Fenajufe; e Helena Cruz, diretora do Sindicato; e Vera Miranda, assessora política do Sisejufe, também estiveram presencialmente no evento do CDE, que celebrou ainda os 30 anos da Federação, completados no dia 08/12.

Lucena Pacheco, coordenadora da Fenajufe e diretora do Sisejufe, participou da mesa de abertura do CDE, junto a outros coordenadores da Federação, como Sandra Dias e Fabiano dos Santos. Eles saudaram os participantes e ressaltaram que a implementação do Conselho é um grande avanço como “instrumento de democratização da Federação”.

No encontro, o CDE trouxe como painel único a ser discutido a seguinte temática: “Organização Sindical”, que foi composto pelos seguintes palestrantes: Rosana Fernandes, secretária adjunta de Combate ao Racismo da CUT nacional; Rivânia Moura, Presidenta do Andes- SN (Sindicato Nacional) e João Paulo (JP), Secretário dos Serviços Públicos da Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB).

Em geral, para os participantes do evento, tanto os que foram presencialmente quanto os que estiveram virtualmente, o CDE é um espaço democrático e será uma ferramenta de unidade entre Federação e os sindicatos.

A próxima reunião do CDE foi marcada para março de 2023, quando o Conselho iniciará, de fato, sua atuação. Na ocasião, o Regimento Interno (RI) será discutido.

O Conselho visa possibilitar e garantir a expressão e participação de cada uma das entidades filiadas no processo de discussão e condução da política da Federação. O CDE, essa nova instância deliberativa, é imediatamente superior à Diretoria Executiva com direito à voz e voto no processo de discussão e condução da política da Federação. Sua criação decorreu de proposta de alteração estatutária aprovada no XI Congrejufe, ocorrido em abril deste ano em Alexânia/GO.

O CDE é composto por dois membros de cada sindicato (titular e suplente), eleitos pelo corpo diretivo vigente. Veja aqui a composição do Conselho:

https://www.fenajufe.org.br/images/RepresentantesCDE.pdf

Essa primeira reunião do CDE acabou acontecendo em dia de jogo do Brasil, na Copa do Mundo. Na hora da partida, houve uma pausa no evento e os participantes se reuniram para assistir ao jogo lá mesmo.

Logo após, o evento retornou com a comemoração pelos 30 anos da Fenajufe. Apesar da tristeza pela eliminação do Brasil, que perdeu para a Croácia, o dia era sim de festa e os participantes encerraram o dia celebrando o aniversário da Federação, sua existência, lutas e conquistas. Houve a apresentação de vídeos de dirigentes dos sindicatos e de ex-diretores felicitando os anos de luta e conquistas da entidade.

“A Fenajufe pra mim é a casa do servidor e da servidora, lá em Brasília. É o sorriso, o abraço acolhedor de todos com a gente. É também o espaço de organização política da luta dos trabalhadores. Parabéns, Fenajufe”, disse a presidenta do Sisejufe, Eunice Barbosa.

Sisejufe participou da primeira reunião do Conselho Deliberativo de Entidades da Fenajufe, SISEJUFE Sisejufe participou da primeira reunião do Conselho Deliberativo de Entidades da Fenajufe, SISEJUFE

Sisejufe participou da primeira reunião do Conselho Deliberativo de Entidades da Fenajufe, SISEJUFE

 

Sisejufe participou da primeira reunião do Conselho Deliberativo de Entidades da Fenajufe, SISEJUFE

Nos vídeos, veja a íntegra do evento:

CDE – Manhã – Parte 1

CDE – Parte 2

Aniversário da Federação – Parte 1

Aniversário da Federação – Parte 2

 

 

Últimas Notícias