O primeiro encontro dos representantes do Conselho Deliberativo de Entidades da Fenajufe (CDE) ocorreu em Brasília, nesta de sexta-feira (09/12), em formato híbrido. O evento formalizou a criação do Conselho e apresentou os integrantes eleitos que irão representar seus sindicatos.
Pelo Sisejufe, os diretores Ricardo Soares e Andréa Capellão são os membros participantes do CDE. Eles estiveram em Brasília e representaram o Sindicato nesta primeira reunião do Conselho.
“Vejo esse Conselho Deliberativo como a possibilidade de ser um grande instrumento para democratizar ainda mais a Federação, fazendo essa ponte aí entre Federação, Direção, Conselho e Base. Isso é de extrema importância. Essa troca é fundamental e relevante”, afirmou Ricardo Soares, coordenador do Departamento de Acessibilidade e Inclusão do Sisejufe e representante do sindicato no CDE.
Capellão comentou: “Não é só pela questão salarial. Nossa luta é também contra o assédio moral, o assédio sexual, contra o adoecimento da categoria, contra a falta de concurso e a desvalorização da categoria. Nossa luta é em todas as frentes. Estamos muito honrados com esse mandato e vamos trabalhar da melhor maneira possível, sempre”, disse a dirigente que, no CDE, é a suplente de Ricardo Soares.
Eunice Barbosa, presidenta do Sisejufe; Soraia Marca, diretora do sindicato e coordenadora da Fenajufe; e Helena Cruz, diretora do Sindicato; e Vera Miranda, assessora política do Sisejufe, também estiveram presencialmente no evento do CDE, que celebrou ainda os 30 anos da Federação, completados no dia 08/12.
Lucena Pacheco, coordenadora da Fenajufe e diretora do Sisejufe, participou da mesa de abertura do CDE, junto a outros coordenadores da Federação, como Sandra Dias e Fabiano dos Santos. Eles saudaram os participantes e ressaltaram que a implementação do Conselho é um grande avanço como “instrumento de democratização da Federação”.
No encontro, o CDE trouxe como painel único a ser discutido a seguinte temática: “Organização Sindical”, que foi composto pelos seguintes palestrantes: Rosana Fernandes, secretária adjunta de Combate ao Racismo da CUT nacional; Rivânia Moura, Presidenta do Andes- SN (Sindicato Nacional) e João Paulo (JP), Secretário dos Serviços Públicos da Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB).
Em geral, para os participantes do evento, tanto os que foram presencialmente quanto os que estiveram virtualmente, o CDE é um espaço democrático e será uma ferramenta de unidade entre Federação e os sindicatos.
A próxima reunião do CDE foi marcada para março de 2023, quando o Conselho iniciará, de fato, sua atuação. Na ocasião, o Regimento Interno (RI) será discutido.
O Conselho visa possibilitar e garantir a expressão e participação de cada uma das entidades filiadas no processo de discussão e condução da política da Federação. O CDE, essa nova instância deliberativa, é imediatamente superior à Diretoria Executiva com direito à voz e voto no processo de discussão e condução da política da Federação. Sua criação decorreu de proposta de alteração estatutária aprovada no XI Congrejufe, ocorrido em abril deste ano em Alexânia/GO.
O CDE é composto por dois membros de cada sindicato (titular e suplente), eleitos pelo corpo diretivo vigente. Veja aqui a composição do Conselho:
https://www.fenajufe.org.br/images/RepresentantesCDE.pdf
Essa primeira reunião do CDE acabou acontecendo em dia de jogo do Brasil, na Copa do Mundo. Na hora da partida, houve uma pausa no evento e os participantes se reuniram para assistir ao jogo lá mesmo.
Logo após, o evento retornou com a comemoração pelos 30 anos da Fenajufe. Apesar da tristeza pela eliminação do Brasil, que perdeu para a Croácia, o dia era sim de festa e os participantes encerraram o dia celebrando o aniversário da Federação, sua existência, lutas e conquistas. Houve a apresentação de vídeos de dirigentes dos sindicatos e de ex-diretores felicitando os anos de luta e conquistas da entidade.
“A Fenajufe pra mim é a casa do servidor e da servidora, lá em Brasília. É o sorriso, o abraço acolhedor de todos com a gente. É também o espaço de organização política da luta dos trabalhadores. Parabéns, Fenajufe”, disse a presidenta do Sisejufe, Eunice Barbosa.
Nos vídeos, veja a íntegra do evento:
Aniversário da Federação – Parte 1
Aniversário da Federação – Parte 2