As servidoras e servidores do Judiciário Federal têm mais uma missão importante esta semana: atender à convocatória da Fenajufe e do Sisejufe para as próximas atividades do calendário de lutas.
Nesta quarta-feira, 10 de agosto, a diretoria convoca a categoria a participar do ato convocado para a porta do TRF2, às 13h, para manter a pressão, uma vez que o índice anunciado de 18% de reajuste pelo STF é insuficiente e não recompõe as perdas inflacionárias, que até o final deste ano ultrapassarão os 30%.
Na quinta, 11 de agosto, às 16h, as centrais sindicais, movimentos populares e partidos políticos realizam mobilização nacional contra os constantes ataques à ordem democrática no Brasil, além de reforçar a defesa do processo eleitoral brasileiro, modelo respeitado em todo o mundo. No RJ, a concentração será na Candelária, às 16h. O engajamento da categoria também é fundamental.
A “Mobilização nacional em defesa da democracia, por eleições livres” será uma resposta à escalada da violência política incentivada pela ideologia propagada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Entidades representativas de estudantes estarão unidas às manifestações, repetindo o êxito de mobilizações como as de maio de 2019 em que as ruas de todo o país ficaram tomadas pela juventude em luta pela educação. O 11 de agosto é também Dia do Estudante.
Manifesto
Diversos setores da sociedade têm se posicionado em defesa da democracia e do processo eleitoral brasileiro, também alertando para os riscos de uma ruptura institucional no país.
Um manifesto em defesa da democracia, que está sendo organizado pela Faculdade de Direito da USP e por entidades e representantes da sociedade civil, é um dos principais instrumentos de protesto. A “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”, será lançada em um encontro na faculdade na mesma data (11/8). Clique neste link para assinar a Carta.
Novas manifestações também estão previstas em outras datas para que, nesta fase decisiva do processo eleitoral, seja reforçada a mobilização e para que toda a sociedade esteja envolvida na defesa da nossa democracia.
Calendário de mobilizações
10/8, 13h – Ato na porta do TRF2
11/8, 16h – 1ª Mobilização Nacional em Defesa da Democracia e por Eleições Livres. Concentração na Candelária (RJ)
07/9 – Grito dos Excluídos
10/9 – 2ª Mobilização Nacional em Defesa da Democracia e por Eleições Livres