Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Servidores da Justiça Federal do Rio continuam mobilizados pela aprovação do PL 7.920

A manifestação ocorreu em frente ao prédio da Justiça Federal Rio Branco.

Tais Faccioli e Max Leone*

A direção do Sisejufe e os servidores da Justiça Federal do Rio promoveram na quarta-feira (19/11) mais um ato pela aprovação do PL 7.920/14. A mobilização tem por objetivo intensificar a luta da categoria seguindo orientação da Fenajufe. O diretor-presidente do sindicato, Valter Nogueira Alves, passou informes sobre o andamento das negociações a respeito do projeto de aumento salarial da categoria. A manifestação ocorreu em frente ao prédio da Justiça Federal Rio Branco.

Valter explicou que o Sisejufe vem atuando nas frentes jurídica e política para garantir a tramitação do PL no Congresso, juntamente com a Fenajufe e os demais sindicatos filiados. E que as entidades trabalham com vários cenários. Um deles, elaborado pelo diretor-geral do STF Amarildo Vieira, apresenta a seguinte mudança na projeção do parcelamento do reajuste: a primeira parcela seria de 20%, só que em novembro, e não mais em julho. A  última parcela seria alongada para junho de 2018. Com essas alterações, o impacto inicial de 2015, que seria de R$ 1,5 bilhão, passaria para pouco mais de R$ 500 milhões.

Em relação à tramitação no Congresso, há duas possibilidades. A primeira visa intensificar a coleta de assinaturas para o requerimento de urgência urgentíssima a fim de que o PL 7.920 seja apreciado em plenário o mais rapidamente possível. A segunda é aumentar a pressão pela votação do projeto na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara.

A votação na CFT, prevista para quarta-feira (19/11), foi adiada porque o relator, o deputado Manoel Junior (PMDB-Bb), só poderá apresentar o parecer após cinco sessões plenárias, contando da data em que o projeto chegou à CFT (07/11).

Valter destacou ainda que o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, é o responsável direto pela costura dos acordos.  “O presidente do Supremo tem feito um esforço diário para concluir essas negociações em nível ministerial com o Executivo”, afirmou.

 

*Da Redação

Últimas Notícias