Andar por andar, vara trabalhista por vara trabalhista, cada um dos setores foi “invadido” por um grande arrastão de servidores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da rua do Lavradio nesta sexta-feira (12/06) pela manhã. O intuito da atividade foi o de conscientizar os funcionários que ainda não aderiram à greve da categoria que começou quarta (10/06).
A cada uma das salas das varas trabalhistas percorridas pelo grupo, formado por mais de 50 servidores, o movimento arregimentava mais adeptos para a luta pela aprovação do PLC 28/2015. Os manifestantes aproveitaram para convocar também os servidores para a grande passeata que será organizada pelo Sisejufe. A concentração está marcada para quarta-feira (17/06) na Candelária, a partir das 14h.
Em algumas varas, os servidores fizeram apitaço, bateram palmas e chamaram os companheiros e companheiras a aderirem à paralisação. Como não poderia deixar de ser, houve momentos em que diretores de varas tentaram intimidar os servidores para que não participassem da paralisação. Mas a maioria atendeu ao chamado do “arrastão” sem se deixar constranger e seguiu com os demais servidores que percorriam corredores e andares do prédio da Lavradio.
Também houve arrastão no prédio do TRT Augusto Severo. À tarde, o presidente do Sisejufe, Valter Nogueira Alves, passou informes sobre o andamento das negociações pela aprovação do PLC 28/15 aos servidores do TRT Lavradio e Augusto Severo, Justiça Federal Rio Branco e TRE sede. Valter pediu que os servidores aumentem a mobilização, chamem os colegas que não aderiram para participar da greve e convocou a todos para a passeata de quarta-feira. “Fazer greve não é fácil, mas precisamos manter nossa força. Embora haja um indicativo de que o projeto será votado no Senado até o dia 30 de junho, o governo se comprometeu a anunciar uma proposta de acordo até a próxima sexta-feira, 19 de junho. Uma vez apresentada a proposta, a gente terá uma semana para articular antes da votação no plénário do Senado”, afirmou Valter.
Os servidores do TRF permaneceram na porta do prédio da Rua do Acre, de 12h às 17h, pelo terceiro dia consecutivo. Em Cabo Frio, Barra do Piraí, Macaé, Campos, São Pedro da Aldeia, Niterói, Petrópolis, Friburgo e Duque de Caxias a categoria também realizou atividades.
“Marcamos um ato para o dia 15, às 14 horas, no TRT de Duque de Caxias. TRE e TRF confirmaram presença. Estamos convidando os servidores de Nilópolis, São João de Meriti e Nova Iguaçu (TRT, TRF e TRE) para participarem também”, disse Fábio de Jesus, servidor de Duque de Caxias.
O funcionalismo de Campos fará uma passeata a partir das 10 horas de segunda-feira, saindo do TRT em caminhada até a Praça São Salvador, no Centro da cidade.
Os servidores do TRE, do TRT e da JF de Nova Friburgo farão, também nesta segunda, a primeira reunião para organizar as atividades de greve.