Os coordenadores Fabiano dos Santos e Thiago Duarte participaram da reunião do Fórum Nacional das Entidades do Serviço Público Federal ( Fonasefe) nesta manhã de terça feira (15/9). Na pauta estratégias de luta em defesa dos serviços e servidores públicos.
Além da Fenajufe estiveram presentes, Andes-SN, Asfoc – SN, CSP-Conlutas, Condsef, Sinasefe, Fasubra, Fenasps, Sindifisco Nacional, Sindreceita, Sinal e outras entidades convidadas. As entidades concordam que o cenário exige mobilização constante e massiva contra o projeto de retirada de direitos promovido pelo governo e reafirmaram adesão à campanha nacional de mídia que está sendo construída em conjunto com várias representações do serviço público. A campanha tem como foco central a Reforma Administrativa que teve o texto apresentado no último dia 03 e que avança no Congresso.
A reunião votou prioridade em trabalhar a unicidade para o fortalecimento do Dia Nacional de Lutas, marcado para 30 de setembro. Neste dia as entidades farão atividades previamente aprovadas em suas instâncias deliberativas. Foi discutido o retorno das atividades de rua a ser definido na próxima reunião. O possível retorno se dará com os devidos cuidados que a pandemia exige.
Para o coordenador Fabiano dos Santos “a construção de um dia unificado de lutas que integre as lutas contra o desmonte dos serviços públicos que o governo Bolsonaro tenta concretizar é um importante marco para o Fonasefe e todos os demais espaços que buscam organizar os trabalhadores e trabalhadoras do setor público”.
Ainda segundo Fabiano “precisamos dar uma resposta contundente a esse projeto irresponsável que busca apenas favorecer os mecanismos de apadrinhamento e aparelhamento do estado, com entrega do patrimônio e serviços públicos ao setor privado, o que resultaria em enormes prejuízos ao povo brasileiro”, conclui.
No esforço da construção da unidade no enfrentamento à reforma administrativa, ao desmonte dos serviços públicos e das privatizações, a reunião encaminhou por fortalecer o ato online em defesa das estatais, convocado pelo comitê de luta contra as privatizações no dia 03 de outubro. A reunião indicou a realização de uma plenária organizativa no sentido de fortalecer a organização do dia nacional de lutas dia 30/09. É urgente demonstrar que a efetivação da “Reforma” significa o completo desmonte ou a privatização dos serviços públicos.
ENCAMINHAMENTOS:
O FONASEFE reforça a necessidade da realização das plenárias estaduais convocando as três esferas e empresas estatais no sentido de fortalecer a mobilização para o dia 30 de setembro. Estamos também incorporando ao calendário uma plenária no dia 28 de setembro para organizar as ações do dia nacional de luta. Do mesmo, modo incorporamos a realização de ações junto com os setores de estatais e orientamos a participação e mobilização das nossas entidades de base, no dia 03/10, quando também ocorrerá um ato online.
Foi aprovada a conformação de um comitê conjunto entre as entidades do FONASEFE e o comitê de luta contra a privatização das estatais para organizar as atividades do dia 28 , 30 de setembro e do dia 03 de outubro.
Foi aprovado, com os ajustes apresentados pelas entidades, a identidade visual da campanha do FONASEFE contra a Reforma administrativa e o roteiro do primeiro vídeo que deve ser publicado até o dia 21/09 pela Cajuína.
Calendário
28/09 – Plenária Organizativa do dia 30
30/09 – Dia Nacional de Lutas.
03/10 – Ato online em defesa das Estatais
Fonte: Joana Darc Melo, da Imprensa Fenajufe