Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Presidente da Funpresp-Jud esclarece dúvidas de servidores em palestra no TRE-RJ

Presidente da Funpresp-Jud esclarece dúvidas de servidores em palestra no TRE-RJ, SISEJUFE

Haverá novas palestras no dia 26 de março. Data final para adesão ao regime de Previdência Complementar é no dia 29 de março 

Presidente da Funpresp-Jud esclarece dúvidas de servidores em palestra no TRE-RJ, SISEJUFEMuitas dúvidas e pouco tempo para decidir. Esse dilema levou vários servidores a participarem da palestra sobre a migração para o regime da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário (Funpresp-Jud), promovida pelo Sisejufe, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), na última sexta-feira (15/03). O evento, que tinha previsão de três horas, durou quase cinco horas, tamanho o interesse dos participantes.

O palestrante, Amarildo Vieira de Oliveira, que é presidente do Funpresp-Jud, explicou detalhes da entidade, como funciona e qual a sua estrutura de composição. O dirigente destacou que a fundação é composta pelos conselhos deliberativo e fiscal, além da diretoria-executiva. São 15.023 participantes e 99 patrocinadores (STF, TSE, TST, Justiça Militar, todos os tribunais regionais, entre outros) . Os conselhos – de gestão compartilhada entre participantes e patrocinadores – são escolhidos parte por indicação, parte por eleição, garantindo blindagem contra a prática de irregularidades. Há também uma supervisão de riscos de investimento e um sistema de auditoria: interna, dos patrocinadores e independente.

ENTIDADE CONSOLIDADA NO MERCADO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

Presidente da Funpresp-Jud esclarece dúvidas de servidores em palestra no TRE-RJ, SISEJUFEO presidente ressaltou que a Funpresp-Jud se consolidou no mercado de previdência complementar, atingindo seu ponto de equilíbrio. Tendo iniciado em 2013, com patrimônio de R$ 23 mil, a instituição fechou o ano de 2018 com R$ 327 milhões e crescimento anual de 104%. Em todos os anos, a rentabilidade foi superavitária. A taxa de carregamento do Plano de Benefício também apresenta vantagens: foi fixada em 7% e a partir de 1º de abril será reduzida para 6%, enquanto a legislação estabelece que ela pode ser de até 9%.

Entre as dúvidas apresentadas, muitos queriam saber em que casos não se deve aderir ao plano, como fica a questão de pensão e situações de óbito ou invalidez precoce. Nestes últimos casos, Amarildo informou que a entidade está estruturando um seguro para oferecer aos participantes, de forma a compensar eventuais perdas.

DECISÃO INDIVIDUAL E IRREVOGÁVEL

Presidente da Funpresp-Jud esclarece dúvidas de servidores em palestra no TRE-RJ, SISEJUFEO presidente da entidade orientou os servidores a solicitar o cálculo do Benefício Especial no seu órgão de origem. Amarildo também falou dos aspectos da Reforma da Previdência (PEC 6) e, ao fim da palestra, disponibilizou o contato de email: amarildo.vieira@funprespjud.com.br

O debate contou com a presença do presidente do Sisejufe, Valter Nogueira Alves; do vice-presidente, Lucas Costa; e dos diretores Fernanda Lauria, Lucilene Lima, Neli Rosa, Iuri Peixoto e Ricardo Loureiro, além dos representantes de base Anny Figueiredo e João Victor Albuquerque.

Veja neste link mais informações sobre a Funpresp-Jud. E, ainda esta semana, será publicado um vídeo com a íntegra do evento.

Amarildo retornará na próxima terça-feira (26/03) para realizar novas palestras: a primeira no Centro Cultura Justiça Federal, das 12h às 14h30; e a outra, a confirmar, no auditório do Tribunal Regional Federal (TRF2), das 15h30 às 18h30. O fim do prazo de migração é no dia 29 de março.

Presidente da Funpresp-Jud esclarece dúvidas de servidores em palestra no TRE-RJ, SISEJUFEPresidente da Funpresp-Jud esclarece dúvidas de servidores em palestra no TRE-RJ, SISEJUFE

Últimas Notícias