Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe participa do Encontro de Gestores da Seção Judiciária

A direção do Sisejufe participou na última quinta-feira (18/3) do segundo dia do Encontro de Gestores 2019, realizado pela Seção Judiciária do Rio de Janeiro em Itaipava. Segundo o diretor do Foro, juiz federal Osair Victor, a ideia de sua realização nasceu da necessidade de melhoria da comunicação entre os setores. Com um discurso focado na importância da troca de ideias entre os diversos setores, o gestor explicou as razões pelas quais a SJRJ passou por reestruturações em 2018.

A questão orçamentária de 2019 também foi levantada pelo magistrado. “Ano que vem haverá uma redução de aproximadamente um terço no orçamento destinado à Justiça Federal. Isso gera impactos significativos e a necessidade de reestruturação é imprescindível para que a redução de gastos não impacte na qualidade de vida do servidor e na prestação jurisdicional”, ressaltou.

todes melhorAo passar a palavra para o Sisejufe, o diretor reafirmou que o objetivo de ambos é sempre o mesmo e, embora a forma de chegar a eles possa parecer diferente, a parceria entre Sindicato e a SJRJ é essencial na busca de melhores condições de trabalho, com um olhar sempre voltado ao servidor.

“A luta do Sindicato é por melhores condições de trabalho, salariais, mas também por melhor qualidade de vida. A Dirfo vem dialogando bastante com o Sindicato, inaugurando uma mesa de conversa que traz as demandas e soluciona problemas”, afirmou a diretora do Sisejufe Lucena Pacheco.

Já a diretora do sindicato Eunice Barbosa lembrou que, nos últimos 15 anos, poucas categorias conseguiram um aumento salarial como o Judiciário, fruto de muita luta e resistência. Além disso, ressaltou a importância da categoria trabalhar junto com a sociedade e em prol dela. “A categoria abraçou recentemente a pauta dos moradores de rua. Algumas ações de assistência direta já estão em andamento e outras estão sendo tomadas para pressionar o governo a fazer algo”, disse.

Recentemente, a SJRJ colocou em prática o Justiça, Atitude e Conhecimento, um programa institucional que dá respaldo a várias iniciativas de cunho social, esportivo, ambiental já existentes na capital e nas subseções, estreitando laços da Justiça Federal com a sociedade.

Ataques ao servidor público

A diretora do Sisejufe Soraia Marca alertou que 2019 será um ano muito difícil, pois o governo tem atacado o serviço público e os próprios servidores. Destacou que a Emenda 95, que determina um teto de gastos para a União, será uma desculpa para retirar direitos.

Para impedir os avanços dessas medidas, como a Reforma Trabalhista e as ameaças à Justiça do Trabalho, Soraia acredita ser fundamental o engajamento de todos os servidores. E convidou a todos para que se sindicalizem. Ela anunciou que serão realizados encontros regionais para aproximar ainda mais os servidores do Sisejufe.

Ela lembrou da vitória conquistada pelo Sisejufe da liminar contra a Medida Provisória 873, que proibia o desconto em folha da mensalidade para os sindicalizados. Além de destacar o caráter provisório da decisão, Soraia advertiu que um dos objetivos do governo com o dispositivo é o de enfraquecer as entidades para que elas não possam se organizar contra a Reforma da Previdência.

Minuto de silêncio

Em uma homenagem que emocionou os participantes, o diretor do Foro solicitou a todos um minuto de silêncio pelas vítimas da tragédia na escola em Suzano na semana passada e em homenagem à vereadora carioca Marielle Franco e ao motorista Anderson Gomes, mortos há um ano.

Também estavam presentes como gestores os diretores do Sisejufe Adriano Nunes e Carlos Eduardo Cruz e o representante de base de Magé, Adamastor Fialho.

 

Com informações de Bruno Marques – Núcleo de Comunicação Social – Justiça Federal do Rio de Janeiro

Últimas Notícias