No dia seguinte às eleições do primeiro turno, a delegação do Sisejufe já estava a caminho de Brasília para continuar a luta pelos direitos da categoria. A semana foi intensa e as atividades principais se concentraram na Câmara dos Deputados e no Senado, com foco prioritário nas articulações pela derrubada do veto de Bolsonaro ao NS. O sindicato esteve representado pelas diretoras Lucena Pacheco e Soraia Marca, também coordenadoras da Fenajufe; o servidor Ricardo Branco; e a assessora política Vera Miranda.
Na quarta-feira (5/10), Lucena, Soraia e Vera participaram de reunião com a deputada Celina Leão (PP/DF), que foi a relatora do 3662/21, para a articulação de apoio à manutenção do NS na Lei nº 14.456 de 21/09/2022, originada do projeto de lei. Também estiveram presentes no encontro os coordenadores da Federação Sandra Dias, Fábio Saboia e Roberto Policarpo.
Receptiva, a parlamentar se mostrou pronta a apoiar a manutenção do texto como foi relatado por ela e, assim, votar pela derrubada do veto ao NS.
A visita integra um conjunto de encontros com parlamentares líderes de bancada, pelo convencimento à derrubada do veto 51, o veto de Bolsonaro ao NS.
Os coordenadores mantiveram contato ainda com o senador Izalci (PP/DF), que relatou o projeto no Senado e também se colocou favorável à manutenção do texto aprovado, contendo a alteração do critério de escolaridade para ingresso na carreira de Técnico Judiciário.
Também na terça-feira, 4, a reunião aconteceu na sede da Fenajufe com a deputada Erika Kokay, propositora da emenda construída pela Fenajufe que introduziu a alteração do critério de escolaridade (NS) no PL 3662/21. A deputada também se manifestou pela derrubada do veto 51/22.
Já em outra frente, delegações compostas pelo Sisejufe e demais sindicatos filiados que atenderam à convocação da Fenajufe para o trabalho junto às assessorias dos e das parlamentares, continuaram a visitação aos gabinetes.
No Senado, foram mantidos contatos com os gabinetes de Simone Tebet (MDB/MS), Davi Alcolumbre (União/AP) e Álvaro Dias (PODEMOS/PR). Já na Câmara dos Deputados as conversas aconteceram com as assessorias de Benedita da Silva, Afonso Florence (BA), líder do PT no Congresso; do deputado Leonardo Monteiro (PT/MG) e do deputado José Guimarães (PT/CE).
A Fenajufe já fez a convocatória para as atividades em Brasília para as próximas semanas – 10 a 14 e 17 a 21 de outubro.
A coordenadora Soraia Marca reforça que é fundamental que a base fique atenta aos chamados do sindicato e mantenha a mobilização pelas redes sociais.
Com informações da Fenajufe