Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Movimentos sociais e sindicatos convocam atos em protesto contra o atual governo

Manifestações estão marcadas para este sábado, 29/05, em diversas cidades do país. No Rio, protesto parte do Monumento Zumbi dos Palmares, no centro da capital.

Movimentos sociais e sindicatos convocam atos em protesto contra o atual governo, SISEJUFE

A última reunião ampliada da Fenajufe, ocorrida no dia 15 de maio, aprovou participação massiva dos sindicatos filiados no ato nacional programado para o dia 29 de maio em todo o país. No Rio de Janeiro, a manifestação está marcada para sair às 10h do Monumento Zumbi dos Palmares, no centro da capital.

O objetivo é denunciar as políticas entendidas como genocidas, autoritárias e corruptas do presidente Jair Bolsonaro. Segundo os organizadores, o presidente é o principal responsável pela extensão e agravamento da pandemia, e pela explosão do desemprego e da fome no país.

Por isso, os protestos terão como mote a #ForaBolsonaro, mas não só: os diferentes setores da sociedade organizada estarão mobilizando por outras pautas: a volta do auxílio emergencial de R$600, vacinação para toda a população, o fim do genocídio da juventude negra e da violência policial, a reversão dos cortes na educação…

O Sisejufe, presente na reunião, se soma ao chamado das entidades e centrais sindicais. A mobilização é também em defesa do serviço público, contra a PEC 32 (Reforma Administrativa) e as privatizações das estatais. No Rio de Janeiro, o sindicato irá contribuir com compra de itens de proteção contra a covid-19 e estrutura para o ato. Em Brasília, o apoio será ao Movimento Acorda Sociedade (MAS) para ajudar na adesivação de carros por 30 dias, na campanha contra a Reforma Administrativa.

A Fenajufe reforça, contudo, a importância de as atividades obedecerem e respeitarem o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras e álcool em gel. A Frente Parlamentar Mista do Serviço Público criou um guia de segurança sanitária para participação nos protestos. Essas orientações podem ser acessadas aqui.

Últimas Notícias