Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Mobilização dos servidores continua forte e Comissão Especial da PEC 32 é adiada novamente

Para salvar reforma, Lira pode enviar a proposta diretamente para o plenário

Mobilização dos servidores continua forte e Comissão Especial da PEC 32 é adiada novamente, SISEJUFE

A reunião da Comissão Especial da Proposta de Emenda Constitucional 32, prevista para a tarde dessa terça-feira (21/09), foi oficialmente cancelada e remarcada para amanhã, às 15h. Pela segunda semana seguida, a pressão do movimento sindical nacional de servidoras e servidores pela manutenção da qualidade de seus direitos e dos serviços à população atrapalhou a vida do governo federal.

Pela manhã, mais um ato agitou o saguão do Aeroporto Internacional de Brasília. Os manifestantes pediram aos parlamentares que chegavam à capital o “enterro da PEC 32”.

As diretoras do Sisejufe Soraia Marca e Helena Cruz estiveram na atividade da manhã e também participaram dos atos no Anexo 2 da Câmara, local onde aconteceria a sessão. As servidoras destacaram que a pressão junto aos deputados é importantíssima para barrar a reforma. “Não estamos lutando somente por nossos direitos, mas pelo direito da população em continuar tendo acesso aos serviços públicos, que são uma obrigação do Estado. Esse governo quer entregar serviços essenciais a todos para a gestão do setor privado que só estará preocupado com lucro e não com a qualidade. Os servidores públicos são a pedra no caminho do mercado.”, avaliou Soraia.

Após o cancelamento, o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) se reuniu com líderes da base governista na Casa. Segundo a imprensa do Distrito Federal, Lira está “impaciente” por não ter conseguido votos suficientes para aprovar a proposta na Comissão e fala em levar o texto diretamente ao Plenário na tentativa de conseguir evitar o arquivamento da proposta governista.

No Plenário, o governo precisaria de três quintos dos deputados ou 308 votos, em dois turnos de votação. Ao retirar da comissão, Lira deixara explícito o grau de desespero do governo frente à crise e à impossibilidade de construir um acordo em torno do texto entre os integrantes da comissão.

Isso mostra que a pressão de servidoras e servidores está conseguindo barrar o avanço da PEC no Congresso e aumentam as chances efetivas de que a reforma que retira direitos da categoria e serviços da população.

Também à tarde, representantes e lideranças da oposição se reuniram no Salão Verde da Câmara para uma manifestação conjunta contra a PEC 32. O representante da bancada do PT na Comissão, deputado Rogério Correa (MG), ao lado de representantes de diversos partidos contrários à reforma, anunciou o compromisso estabelecido entre todos os partidos de oposição ao Governo Bolsonaro de que suas bancadas votariam contra a PEC, em bloco.

Os parlamentares acusam a reforma administrativa de Bolsonaro de significar um retrocesso e o fim do serviço público no Brasil.

Últimas Notícias