A Fenajufe participou, no dia 14 de abril, da reunião convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) para discutir estratégias durante o período de pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus.
Na pauta, os informes e avaliação da conjuntura; ações do funcionalismo público no período da pandemia; e encaminhamentos. A reunião aconteceu por vídeo conferência, seguindo as orientações das autoridades de Saúde que recomendam medidas de distanciamento social.
As entidades aprovaram a criação de um vídeo com roteiros e pontos a serem abordados e que será decidido por uma comissão formada pela Fasubra, CSP Conlutas e Fenajufe. Além disso, inserção de spot de rádio (de até 20 segundos) para divulgação nas rádios em várias cidades pelo País.
Frente a possibilidade de redução ou congelamento de salários neste momento de crise – onde o Serviço Público é maior responsável por salvar vidas e manter as instituições funcionando – as entidades construirão uma nota política em nome do Fonasefe diante da realidade da pandemia no Brasil e no mundo, com os impactos na saúde e na economia.
A próxima reunião do Fórum acontece na próxima terça-feira (21/4).
Encaminhamentos:
1 – A comissão designada semana passada irá apresentar a minuta do documento político até quarta-feira (15/04) com o eixo central do documento: “a vida acima do lucro! Em defesa dos serviços e dos servidores público para combater a pandemia do COVID-19!”. (ANDES-SN, SINASEFE, ASSIBGE, ASFOC-SN, CSP-CONLUTAS).
2 -Elaboração de roteiro e levantamento dos preços para produção de vídeo e spot do FONASEFE em defesa dos servidores e serviços públicos no enfrentamento a pandemia. (CSP-CONLUTAS, FASUBRA, FENAJUFE)
3 -ANDES-SN vai disponibilizar a conta da CNESF para as entidades realizarem o pagamento para patrocínio das lives do FONASEFE. Valor por entidade R$ 200,00. ANDES-SN também vai disponibilizar sua plataforma para produção das lives.
4 -Live – 16/06/2020 – tema: Os serviços públicos e a saúde; entidades participantes: CSP-Conlutas, FENASPS, FASUBRA. Mediação: ANDES-SN.
Live – 23/06/2020 – tema: Essencial é todo o funcionalismo público. Participantes: CONDSEF, SINASEFE, Convidado especial (Maria Lúcia Fatorelli ou Eduardo Moreira). Mediação: ASSIBGE-SN.
Sobre a realização das lives foi destacado a necessidade de cada instituição do FONASEFE realizar a divulgação do card antes e que durante a transmissão faça o compartilhamento pois assim tem um maior alcance.
5 -Adesão do FONASEFE ao manifesto para exigir a taxação das grandes fortunas.
6 – Campanha de solidariedade do FONASEFE, com medidas de solidariedade a serem desenvolvidas e a possibilidade de constituição de um fundo de contribuição. O formato da campanha vai ser apresentado por uma comissão na próxima reunião. (SINASEFE, FASUBRA, ASSIBGE-SN).
7 – Realizar campanha nacional de denúncia sobre a situação da falta de EPI’s e de medidas efetivas para proteção dos servidores públicos nos locais de trabalho e no atendimento a população. As entidades mais ligadas a saúde vão fazer um raio x da situação para apresentar na próxima reunião. E uma comissão (SINASEFE, FASUBRA, ASSIBGE-SN), vão apresentar uma proposta de desenho da campanha.
8 – Incluir no documento político do FONASEFE a defesa contra todas as demissões do setor da saúde e contra a terceirização.
9 – Próxima reunião 21/04/2020, às 8h30min, por meio do Google Meet. Para participar as entidades devem enviar e-mail para marcos@andes.org.br até o dia 20/04/20.
10 – Aprovada moção de repúdio as ameaças sofridas pela Liderança Indígena Tremembé do Maranhão, Raquel Tremembé. Responsável pela elaboração: CSP-Conlutas
11 – Pauta da próxima reunião: Ações do FONASEFE sobre a MP 922/2020 e a PEC 10/2020.
Fonte: Raphael de Araújo, da Fenajufe