Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Fonasefe convoca entidades para Semana de Lutas em nota de esclarecimento sobre suposto reajuste de 5%

Os atos na capital federal acontecem entre 25 e 29 de abril. O Sisejufe estará presente no dia 27

O Fonasefe divulgou uma nota sobre o suposto reajuste salarial de 5% para todas as servidoras e servidores públicos federais a partir do mês de julho. O anúncio do governo não atende a reivindicação das categorias, que pedem o mínimo de 19,99%, referente apenas a inflação dos últimos três anos. A entidade destaca que os representantes dos servidores sequer foram ouvidas sobre essa proposta. O governo chegou a recebeu os dirigentes em duas oportunidades, contudo, nas duas, deixou clara a indisposição em negociar.

De acordo com o Fórum, o percentual de 5% é insuficiente uma vez que só a inflação acumulada neste início de ano é de 3,20% e a média das previsões para a inflação de 2022 está em 7,5%.

O Fonasefe ressaltou: “não existe comunicação formal dessa decisão e, portanto, não sabem se é uma decisão concreta e em que termos ela seria aplicada” e que o governo somente tem feito esses anúncios “por motivos eleitorais e que pode ser mais uma notícia vazia para distrair a atenção e tentar desmobilizar as categorias”.

O Fórum levanta questões, como:

a) a partir de que data o suposto reajuste seria aplicado?

b) esse suposto reajuste seria aplicado sobre o vencimento base, ou sobre o conjunto da remuneração?

c) esse suposto reajuste seria dado também às aposentadas e aposentados?

A entidade cobra audiência para que o governo apresente formalmente a proposta e inicie o processo de negociação com o funcionalismo.

Semana de Lutas

Por fim, o Fonasefe pede que os servidores sigam mobilizados. “Convidamos todas as categorias do serviço público federal a continuar a campanha salarial, construindo ou aumentando as greves e mobilizações, pressionando o governo e fortalecendo a Semana Nacional de Lutas em Brasília de 25 a 29 de abril, com atos conjuntos das categorias em mobilização pela justa recomposição salarial de quem serve ao Brasil”.

Veja abaixo a nota na íntegra:

Últimas Notícias