Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Fenajufe participa do lançamento de livros sobre acessibilidade e inclusão, no STJ

Evento ocorreu na última semana; Coordenadora da Federação e diretora do Sisejufe Soraia Marca esteve presente na atividade

Entre os autores que assinam os artigos, está Tania Regina Noronha Cunha, aposentada do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE/MS), filiada e diretora do Núcleo dos Servidores com Deficiência do Sindjufe/MS. A servidora é advogada e contribuiu com o artigo “Aposentadoria Especial dos Servidores Públicos Civis Com Deficiência – Paridade e Integralidade”, o qual integra o volume 2 da coletânea.

Para a coordenadora, é preciso acabar de vez com a situação de vulnerabilidade desse grupo e que “todos são iguais perante a lei e o estado precisa oferecer condições de acessibilidade a todos e todas”. Para concluir, Soraia reforçou que “o empoderamento das pessoas com deficiência é urgente para que saibam que são amplamente capazes de exercer suas atividades laborais”.

O primeiro volume da obra destaca a atuação efetiva do STJ para garantir o respeito ao arcabouço jurídico que trata dos direitos da pessoa com deficiência, a partir de ações como com a criação de comissões, a realização de eventos e a cobrança ao longo dos julgados.

Os outros dois volumes tratam da inclusão social de pessoas com deficiência na sociedade brasileira e como fazer o uso da Inteligência Artificial (IA) na inclusão social, rede de saúde e educação inclusiva, a desigualdade ao acesso à internet, as políticas públicas nacionais, a formação de legislação específica e adequada e a garantia da capacidade jurídica da pessoa com deficiência e a acessibilidade em tempos de Covid-19.

O evento aconteceu no Espaço Cultural do STJ no último dia 16 e teve participação de várias autoridades. Além da coletânea com três volumes, o livro “Direito à informação: repercussões no direito do consumidor”  foi também lançado.

O livro traz discussões sobre o valor da informação nas relações jurídicas de consumo contemporâneas e a eficácia do dever de informação para o consumidor. O autor aborda os limites da complementação da atividade legislativa pela atividade regulatória das empresas que pretendem tutelar os interesses econômicos dos consumidores.

A Fenajufe e o Sisejufe têm como pauta constante a luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, não poderiam deixar de registrar a importância da coletânea para a categoria que tem em seus quadros servidoras e servidores com deficiência.

No encontro Nacional de Pessoas com Deficientes, ocorrido nos dias 09 e 10 de julho, a Federação criou o “Coletivo Nacional de Servidores e Servidoras com Deficiência da Fenajufe”. O Coletivo é um espaço de discussão permanente das questões e ações do segmento. As propostas discutidas pelo Coletivo serão remetidas à Diretoria Executiva para encaminhamentos. O Sisejufe também está atento às pautas do segmento por meio do Departamento de Acessibilidade e Inclusão, DAI.

Para adquirir os volumes basta acessar a página da editora foco, responsável pelas publicações. www.foco.com.br

Fonte: Fenajufe

Últimas Notícias