Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Comando Nacional delibera pela suspensão da greve e manutenção da pressão sobre o Congresso

Sindicatos deverão manter ainda o Estado de Greve e mobilizações

Após reunião acontecida na manhã desta quinta-feira (1/10), em Brasília, o Comando Nacional de Greve da Fenajufe (CNG) manteve a orientação da reunião do dia 23 de setembro, indicando aos sindicatos a suspensão unificada da greve, manutenção do estado de greve e a continuidade da luta pela derrubada do veto 26.  Outra orientação do CNG é que os sindicatos mantenham os apagões e paralisações, como forma de manter a categoria mobilizada e em movimento pela derrubada do veto ao PLC 28.

Pela base, estiveram presentes à reunião do Comando o Sisejufe/RJ, Sindjus/DF, Sitraemg/MG, Sintrajuf/PE, Sindijufe/MT, Sindissétima/CE, Sinpojufes/ES, Sinje/CE, Sintrajufe/CE, Sindjus/AL, Sinjufe/BA, Sindiquinze/SP, Sindjus/AL.  Da Fenajufe foi registrada presença dos coordenadores Adilson Rodrigues , Cledo Vieira , Alexandre Magnus, Eugênia Lacerda, Inês de Castro, Iracema Pompermayer e Tarcísio Ferreira. O diretor Dulavim de Oliveira representou o Sisejufe na reunião.

 

Na avaliação do CNG, a postura do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ) é inaceitável e desrespeitosa com a categoria, que não aceita ser usada como moeda de troca no jogo de barganha dos partidos e parlamentares, na busca de ministérios, cargos e verbas, bem como para manter a promiscuidade do financiamento de campanhas por empresas. Cunha condicionou a manutenção do veto 26 à derrubada de outro, das doações empresariais a partidos e candidatos nas campanhas eleitorais, o que foi denunciado ao longo de todo o ato e pressão realizada no interior do Congresso ao longo do dia de ontem, 30/09.

Diante da suspensão da greve já verificada em vários estados e do continuo refluxo do quadro de greve naqueles estados que ainda estão em greve, o CNG reafirmou indicativo tirado na semana passada, pela suspensão da greve e continuidade da luta pela derrubada do veto 26 com realização de apagões e mobilizações nas datas em que for convocada sessão do Congresso Nacional.

Por conta do contínuo refluxo na participação nos atos nacionais, o CNG está convocando os estados a enviarem delegações para trabalho de articulação e pressão interna no Congresso Nacional partir da próxima semana, dialogando com o novo quadro de mobilização e dificuldades financeiras enfrentados pelos sindicatos e federação.

 

Demais deliberações encaminhadas pelo CNG foram as seguintes:

 

– O Comando mantém orientação da reunião do CNG do dia 23/9 de indicar aos sindicatos a suspensão unificada da greve, mantendo o estado de greve e  a luta pela derrubada do veto com realização de apagões e paralisações nos dias das sessões, atos nacionais e nos estados. Todavia apoia àqueles sindicatos e bases que entenderem cabível e viável de acordo com a situação local, manter a greve como meio de levar adiante o trabalho de pressão no Congresso, pela reposição salarial.

 

– Manter mobilização pelos meios possíveis para participação no acompanhamento da sessão do Congresso Nacional marcada para o dia 6/10 e o trabalho de pressão sobre os parlamentares, fazendo atividade nos aeroportos, ações virtuais, pressão sobre os parlamentares nos estados, entre outros.

 

– O CNG orienta os sindicatos filiados a manterem as atividades de mobilização como apagões, paralisações e atos, manifestações, observando a antecedência mínima de 72 horas para a comunicação das paralisações/apagões aos tribunais, a fim de manter a categoria mobilizada e em movimento pela derrubada do veto 26/20015 com vistas a garantir a recomposição salarial.

 

– A Fenajufe atuará para garantir o livre acesso no Congresso Nacional do máximo de servidores possível na próxima semana.

 

– O CNG reafirma a legitimidade da Fenajufe como representante que fala em nome da categoria. A Fenajufe por sua vez, reafirma o compromisso de que, qualquer proposta apresentada pelo governo/Judiciário/MPU será submetida aos fóruns deliberativos da categoria. O CNG orienta aos sindicatos que conseguirem agendas com parlamentares e ministros chamem a Federação para participar das reuniões.

 

– Elaborar documento, via sindicatos, discutindo quadro da greve e situação política que envolve à categoria. Sem prejuízo da luta pela derrubada do veto, que prossegue com o novo adiamento desta semana, o CNG indica às assembleias que discutam e analisem os cenários, perspectivas e estratégias para continuidade da luta considerando possibilidade de alternativas para garantir a recomposição salarial.

 

– Pedir à AJN para analisar viabilidade e pertinência de eventuais medidas jurídicas contra manobras dos presidentes da Câmara e Senado.

 

– Solicita aos sindicatos que enviem os atos/portarias decorrentes da negociação dos dias parados para socialização entre as entidades, precedentes de negociações positivas de dias parados.

 

– Denunciar e fazer critica de como os parlamentares estão usando a pauta dos servidores do judiciário para chantagear o governo e garantir maior número de ministérios, cargos, emendas e verbas.

 

O Comando aprovou ainda o calendário de atividades para a semana:

 

– 4 a 6/10 – manutenção do trabalho de corpo a corpo sobre os parlamentares nos estados e no Congresso Nacional, utilizando o projeto amigo do parlamentar, aprovado neste comando,  associado com o projeto dos anjos do Comando do Congresso.

 

– 5/10 – 18 horas, reunião com os sindicatos filiados para organizar as atividades da semana, na sede da Fenajufe, em Brasília.

 

– 6/10 – O CNG convoca os sindicatos filiados a enviarem delegações/representações para continuar o trabalho de pressão sobre os parlamentares, bem como acompanhar a sessão do Congresso Nacional marcada para as 11h30min. Organizar e manter como parte das atividades de pressão, o pelotão de vuvuzelas na área externa ao CN.

Últimas Notícias