Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Batucada A Justiça é Cega mas eu não defende direito dos trabalhadores e trabalhadoras de todas as idades

A partir das 18h, a folia continua na Cinelândia. Além do Batuque na Justiça e da Fina Batucada – comandada pelo Mestre Riko, o bloco Minerva Assanhada também participa do ato

A batucada A Justiça é Cega mas eu não tomou conta da Rua da Imprensa na manhã desta sexta-feira (14/2) em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. O Sisejufe, por meio do Batuque na Justiça (que reúne servidores e amigos do Judiciário Federal), chamou a Fina Batucada para denunciar os desmandos do governo federal, chamar para a mobilização do dia 18 de março em defesa do serviço público e denunciar o trabalho infantil.

Batucada tocou sucessos do carnaval carioca

A diretora do Sisejufe Lucena Pacheco relatou que antes de chegar ao ato com a camiseta #naoaotrabalhoinfantil foi parada para explicar como acessar a Justiça. Nesse sentido, ela destacou a importância dos servidores públicos e como a proposta do governo de desmonte do estado pode prejudicar a população. “Não somos parasitas!”, protestou.

Lucena destacou a importância dos servidores públicos. Não somos parasitas!

“Não podemos tolerar o trabalho infantil”, salientou o vice-presidente do Sisejufe, Lucas Costa. Para o dirigente, isso significa ser cuidadoso com a origem do que é consumido e, principalmente, denunciar onde ele estiver ocorrendo.

Para Lucas, é fundamental denunciar o trabalho infantil

O TRT/RJ aproveitou o ato para lançar oficialmente a campanha contra o trabalho infantil e pelo trabalho seguro no carnaval do Rio. O objetivo é alertar a sociedade para denunciar práticas de trabalho durante os festejos carnavalescos envolvendo crianças e que também possam prejudicar a segurança e a saúde dos trabalhadores que atuam nos bastidores da folia – blocos, trios elétricos, bailes, entre outros, por meio do Disque 100. “Percebemos que há um desrespeito à segurança do trabalhador. Tem que seguir todas as normas que a lei determina. Não é admissível que se ignore esse tipo de proteção ao trabalhador”, afirmou o desembargador José Luís Campos Xavier, gestor regional de 2º grau do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem . Além do sindicato, também apoiam a campanha a Caarj, a OAB/RJ e a Amatra 1.

Os presidentes do Sisejufe, Valter Nogueira Alves, e da Caarj, Ricardo Menezes, e servidoras do TRT na luta contra o trabalho infantil

“A conscientização da população é a única forma de erradicar o trabalho infantil. O juiz é um agente público e político do Estado, mas ele também é sensível às questões sociais. Quando mostramos que o judiciário está engajado, a população tem mais confiança e acredita muito mais”, afirmou a 2ª vice-presidente da Amatra 1, Adriana Leandro, gestora regional de 1º grau do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem.

Batuque volta nesta sexta, às 18h na Cinelândia

A partir das 18h, a folia continua na Cinelândia. Além do Batuque na Justiça e da Fina Batucada – comandada pelo Mestre Riko, o bloco Minerva Assanhada (que reúne Sintufrj, Adufrj e Fórum de Ciência e Cultura, com apoio da Prefeitura Universitária), também entra na balbúrdia em defesa da democracia.

Mestre Riko comandando a batucada que seguiu pela rua Ricardo Lessa

Sapucaí

No desfile das campeãs, que acontece no dia 29 de fevereiro (sábado), as mulheres do Batuque na Justiça vão integrar a Fina Batucada que puxará a Embaixadores da Alegria na Sapucaí, primeira e única escola de samba voltada para pessoas com deficiência.

A Embaixadores da Alegria abre tradicionalmente o desfile final, apresentando este ano seu 13º carnaval na Marquês de Sapucaí.

Com informações da Amatra 1

Últimas Notícias