A batucada A Justiça é Cega mas eu não tomou conta da Rua da Imprensa na manhã desta sexta-feira (14/2) em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. O Sisejufe, por meio do Batuque na Justiça (que reúne servidores e amigos do Judiciário Federal), chamou a Fina Batucada para denunciar os desmandos do governo federal, chamar para a mobilização do dia 18 de março em defesa do serviço público e denunciar o trabalho infantil.

A diretora do Sisejufe Lucena Pacheco relatou que antes de chegar ao ato com a camiseta #naoaotrabalhoinfantil foi parada para explicar como acessar a Justiça. Nesse sentido, ela destacou a importância dos servidores públicos e como a proposta do governo de desmonte do estado pode prejudicar a população. “Não somos parasitas!”, protestou.

“Não podemos tolerar o trabalho infantil”, salientou o vice-presidente do Sisejufe, Lucas Costa. Para o dirigente, isso significa ser cuidadoso com a origem do que é consumido e, principalmente, denunciar onde ele estiver ocorrendo.

O TRT/RJ aproveitou o ato para lançar oficialmente a campanha contra o trabalho infantil e pelo trabalho seguro no carnaval do Rio. O objetivo é alertar a sociedade para denunciar práticas de trabalho durante os festejos carnavalescos envolvendo crianças e que também possam prejudicar a segurança e a saúde dos trabalhadores que atuam nos bastidores da folia – blocos, trios elétricos, bailes, entre outros, por meio do Disque 100. “Percebemos que há um desrespeito à segurança do trabalhador. Tem que seguir todas as normas que a lei determina. Não é admissível que se ignore esse tipo de proteção ao trabalhador”, afirmou o desembargador José Luís Campos Xavier, gestor regional de 2º grau do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem . Além do sindicato, também apoiam a campanha a Caarj, a OAB/RJ e a Amatra 1.

“A conscientização da população é a única forma de erradicar o trabalho infantil. O juiz é um agente público e político do Estado, mas ele também é sensível às questões sociais. Quando mostramos que o judiciário está engajado, a população tem mais confiança e acredita muito mais”, afirmou a 2ª vice-presidente da Amatra 1, Adriana Leandro, gestora regional de 1º grau do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem.
Batuque volta nesta sexta, às 18h na Cinelândia
A partir das 18h, a folia continua na Cinelândia. Além do Batuque na Justiça e da Fina Batucada – comandada pelo Mestre Riko, o bloco Minerva Assanhada (que reúne Sintufrj, Adufrj e Fórum de Ciência e Cultura, com apoio da Prefeitura Universitária), também entra na balbúrdia em defesa da democracia.

Sapucaí
No desfile das campeãs, que acontece no dia 29 de fevereiro (sábado), as mulheres do Batuque na Justiça vão integrar a Fina Batucada que puxará a Embaixadores da Alegria na Sapucaí, primeira e única escola de samba voltada para pessoas com deficiência.
A Embaixadores da Alegria abre tradicionalmente o desfile final, apresentando este ano seu 13º carnaval na Marquês de Sapucaí.
Com informações da Amatra 1