O Sisejufe marcou presença, na manhã desta terça-feira (17/06), na audiência pública realizada na Câmara dos Deputados para debater a nova proposta de Reforma Administrativa. O encontro, convocado pelo Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do texto, reuniu representantes da Fenajufe e de sindicatos de base para defender o serviço público e os direitos dos servidores.
Pelo Sisejufe, as diretoras Soraia Marca e Fernanda Lauria – ambas coordenadoras da Fenajufe – e a assessora política Vera Miranda acompanharam os debates e integraram as mobilizações contra o desmonte do funcionalismo.
Durante a audiência, foram levantados questionamentos sobre propostas de redução voluntária de jornada e salário, bem como sobre os riscos da terceirização e da pejotização no setor público.
O deputado Pedro Paulo (PSD/RJ), coordenador do GT, afirmou que todas as sugestões ainda serão avaliadas antes da formatação do texto final. Contudo, admitiu a possibilidade de inclusão de mecanismo para redução voluntária de jornada – medida que evoca a PEC Emergencial de 2021, revogada pelo Senado após forte mobilização sindical.
O Sisejufe segue articulado com a Fenajufe e demais sindicatos de base para barrar qualquer tentativa de retrocesso nos direitos dos servidores. A mobilização permanece intensa até que seja garantida a preservação de um serviço público forte, eficiente e pautado na valorização profissional.
Por Caroline P. Colombo, a serviço do Sisejufe