Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Nota de solidariedade à mulher vítima de violência doméstica

O Sisejufe manifesta sua irrestrita solidariedade à mulher vítima de violência doméstica, conforme noticiado neste domingo (25/5), envolvendo o desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), Alcides Martins Ribeiro Filho.

De acordo com a reportagem publicada pelo jornal O Globo, a vítima, esposa do magistrado, pediu socorro aos gritos pela janela de seu apartamento, em Ipanema, relatando agressões físicas e destruição de objetos na presença da filha do casal, de apenas 8 anos. O relato policial aponta marcas visíveis de lesão no pescoço e braços da vítima, além da resistência violenta do desembargador à abordagem dos agentes públicos, inclusive com ameaças e tentativa de agressão física aos policiais.

Este não é um caso isolado, segundo aponta a matéria. Trata-se de uma situação recorrente, que precisa ser enfrentada com seriedade, responsabilidade e rigor institucional. A violência de gênero, sobretudo quando praticada por autoridades do sistema de justiça, é ainda mais grave por carregar o peso do poder hierárquico e da impunidade estrutural que muitas vezes silencia vítimas e encoraja agressores.

Reafirmamos nosso compromisso inegociável com o enfrentamento à violência contra as mulheres, e defendemos a apuração rigorosa dos fatos, com responsabilização adequada, sem privilégios de função. É urgente que o sistema de justiça atue com firmeza e empatia, garantindo proteção integral à vítima, especialmente à integridade física e emocional da filha do casal.

Nossa solidariedade à mulher agredida. Que sua coragem em romper o silêncio seja acolhida com escuta, proteção e justiça.

Sisejufe – Pela vida e pelos direitos das mulheres

Últimas Notícias