Diante da proximidade do 12° Congrejufe, o Coletivo de Pretas e Pretos da Fenajufe deu início na quinta-feira (16/1) às discussões dos temas que serão levados à maior instância deliberativa da categoria que ocorrerá em abril.
Em reunião virtual com o segmento, as coordenadoras Sandra Dias, Luciana Carneiro, o coordenador Luiz Cláudio Correa e representantes dos sindicatos, Sisejufe, Sintrajud/SP, Sintrajufe/RS e Sintrajufe/PE, debateram pautas fundamentais para a construção de propostas temáticas que apresentarão ao 12º Congrejufe. Representaram nosso sindicato a coordenadora do Departamento de Combate ao Racismo, Patricia Fernanda, e a diretora Renata Nascimento.
O encontro alertou, ainda, sobre os prazos. As propostas estatutárias devem ser cadastradas até o dia 03 de fevereiro.
Leia mais: Confira os prazos para apresentação de propostas ao 12º Congrejufe
Uma nova reunião foi agendada para o dia 28. A pauta será o debate dos temas que já foram apresentados nos encontros ocorridos, para a partir daí, consolidar propostas que serão defendidas no 12º Congrejufe.
O debate racial na categoria ocorre desde 2012, no entanto, o Coletivo Nacional da Fenajufe de Pretas e Pretos do PJU e MPU foi criado somente no II Encontro Nacional do segmento ocorrido em outubro de 2024.
A criação do Coletivo representa uma conquista para a Federação que entre suas bandeiras de luta, existe o desejo por uma sociedade justa igualitária e inclusiva, livre de discriminação e preconceitos.
Fonte: Fenajufe