Nos dias 20 e 21, integrantes dos Departamentos de Acessibilidade e Inclusão (DAI) de Aposentados e Pensionistas (DAP) do Sisejufe estiveram em Brasília participando da mobilização puxada pela Fenajufe, com a participação dos sindicatos de base, pela Semana de lutas da Pessoa com Deficiência, que teve como pauta as PEC’s 555/2006 e a PEC 133/ 2019, temas que foram discutidos durante em atividades no Congresso Nacional.
Na manhã de quarta-feira, 20/09, nossos representantes visitaram os gabinetes de vários deputados para buscar apoio político na defesa dessas pautas. Eles estiveram no gabinete dos seguintes deputados: Geraldo Resende (PSDB-MS); Luciano Vieira (PL-RJ); Roberto Monteiro Pai (PL-RJ); Altineu Cortes (PL-RJ); Soraia Santos (PL-RJ); Benedita da Silva (PT-RJ) e Glauber Braga (PSOL-RJ).
A PEC 133/2019 corrige alguns efeitos da reforma da Previdência e trata da aposentadoria especial para servidores com deficiência; e a PEC 555 acaba com a contribuição previdenciária dos servidores aposentados.
Representaram o nosso sindicato: Lucena Pacheco, diretora do Sisejufe e coordenadora da Fenajufe; Ricardo Soares, coordenador do DAI; os diretores Dulavim de Oliveira, Neli Rosa, Helena Cruz, Amaro Faustino, Juliana Avelar, além dos servidores Karina Danielle Santos de Souza, Lucas Passos e Norma Sueli da Costa.
O deputado Geraldo Resende (PSDB-MS) recebeu os integrantes do DAI, do DAP e de diversos outros sindicatos de base.
Gerado falou ao grupo presente: “Nosso integral apoio aos servidores com deficiência, que há muito tempo aguardam, com muita expectativa, o trâmite dessa pauta aqui no Congresso Nacional e vamos atrás do relator, deputado Francischini, do Paraná, pedir para que ele tenha celebridade para que a gente possa pelo menos cumprir o ritual da passagem das comissões e vamos depois ao presidente Lira pedir para que seja pautado no espaço da Câmara dos Deputados, lá no plenário, para que a gente possa, ainda nesse ano, comemorar essa conquista dos servidores com deficiência”, disse o deputado ao comentar a PEC 133.
Veja AQUI a fala do deputado Geraldo Resende.
Dando seguimento à agenda de mobilização, à tarde, nossos dirigentes participaram, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoa com Deficiência.
Na ocasião, o diretor Ricardo Soares falou às autoridades e ao público presente na solenidade:
“Somos um grupo grande de servidores públicos que veio aqui no Congresso Nacional para podermos aprovar a PEC 133, que anda já há tempos na Comissão de Constituição e Justiça dessa casa. A gente tem travado conversas com parlamentares sobre a importância dessa proposta para todos os servidores públicos com deficiência. Não pode haver prejuízo na esfera previdenciária para a pessoa com deficiência. Isso é fundamental. Esse Congresso – a Câmara e o Senado – precisam aprovar a PEC 133 para que se faça justiça com os servidores públicos com deficiência, podendo nós termos direito à aposentadoria especial. Pedimos todo o empenho e fiscalização dessa Frente Parlamentar que está sendo instalada, para que a aprovação da PEC 133 saia o mais rapidamente possível e se faça justiça na aposentadoria do servidor público com deficiência. Em nome do Sisejufe e da Fenajufe, muito obrigado”.
Veja AQUI a fala do diretor Ricardo Soares:
Ricardo Soares aproveitou, também, para conversar com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, no Plenário 2 da Comissão de Previdência. Em pauta, claro, a PEC 133/2019, que corrige alguns efeitos da reforma da Previdência e trata da aposentadoria especial para servidores com deficiência.
Nesta quinta-feira, 21 de setembro, em que se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, nossos dirigentes tiveram outro dia de intensa agenda, em Brasília.
Fortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook e YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!