Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Servidoras e servidores do RJ elegem delegados para Plenária Nacional da Fenajufe, que acontecerá em Belém, no mês de novembro

Em Assembleia Geral Extraordinária, foram apresentados pelas chapas a nominata com as candidaturas para participar da Plenária Nacional da Federação

Os servidores do Judiciário Federal do Rio de Janeiro elegeram em Assembleia Geral Extraordinária virtual, no início da noite desta quarta-feira (21/06), os 15 delegados para a XXIII Plenária Nacional da Fenajufe, que será realizada em novembro, em Belém do Pará.

A Chapa 1, chamada Mais Sisejufe obteve 85% dos votos, ficando com 13 vagas, e a Chapa 2, chamada de Luta Sisejufe, somou 11% dos votos e ficou com 2 vagas. Houve ainda 4%  de abstenções. Visando uma maior participação de todos, a assembleia foi realizada de forma online, via plataforma do Zoom.

A Assembleia:

Marcada para começar às 19h, a Assembleia iniciou em ponto. Enquanto aguardávamos a chegada dos participantes na sala virtual, a presidenta do Sisejufe, Eunice Barbosa, e a diretora Lucena Pacheco, que é também coordenadora da Fenajufe, passavam os informes gerais e relatavam as articulações que estão sendo feitas em Brasília em defesa dos direitos da categoria, tanto para aprovação de projetos que tramitam no Congresso Nacional, como nos tribunais superiores. Falaram também sobre as discussões para reestruturação da carreira  e do importante debate sobre qualidade de vida no trabalho, assédio moral entre outras.

Eunice agradeceu a participação das servidoras e servidores, que demonstraram comprometimento e respeito dedicando seu tempo para participarem da Assembleia. “Obrigada a todas e todos vocês que, atendendo à nossa convocação, estão hoje aqui com a gente com o objetivo de participar dessa assembleia que vai eleger os delegados e as delegadas para a Plenária da Fenajufe, que vai acontecer no final do ano. A Plenária é um momento muito importante de organização da luta da nossa categoria no país, que é quando se reúnem representantes de todas as entidades filiadas à Federação para debater as pautas da categoria para alinhas as estratégias, organizar a luta e, claro, o Sisejufe sempre está presente contribuindo com o debate e com a luta. E os nossos delegados vão levar todas essas construções que são feitas aqui: a polícia judicial, os técnicos, os analistas, os oficiais de justiça, os aposentados. É para contribuir com o debate com todas os representantes das outras entidades. Por isso, a grande relevância dessa assembleia e da participação de vocês”, disse a presidenta.

Em seguida, Lucena também fez uma breve saudação aos participantes: “Estou muito feliz de ver todas e todos vocês com gente, aqui, hoje. Que tenhamos uma excelente assembleia para chegarmos na Plenária de Belém e também fazermos um excelente trabalho por lá. Obrigada, disse Lucena que, pouco depois, explanou sobre as pautas tocadas também pela Fenajufe. “O Sisejufe e a Fenajufe têm atuado conjuntamente em Brasília, nos tribunais superiores, nos Conselhos, no Congresso, enfim, bastante coisa, como por exemplo, o PL 2342/22, que tem relatoria do senador Weverton Rocha; o PL 2447, que tem relatoria do deputado Bruno Farias; a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, que foi reaberta com o propósito de lutar contra a PEC 32, da Reforma Administrativa; a questão do Arcabouço Fiscal, auxílio-saúde, qualidade de vida no trabalho e diversas outras pautas em andamento. Os sites tanto do Sisejufe quanto da Fenajufe estão atualizados e é importante que vocês acompanhem e participem”, afirmou a dirigenta.

Enquanto Eunice e Lucena passavam os informes gerais, foi aberto momento para inscrição de delegados e chapas. Foram inscritas duas chapas para escolha da delegação: a Chapa 1 (Mais Sisejufe) e a Chapa 2 (Luta Sisejufe).

Os representantes de cada uma das chapas tiveram um momento para realizar a defesa das suas propostas. Ricardo Quiroga, diretor do Sisejufe, falou pela Chapa 1 e ressaltou a grande representatividade que a chapa Mais Sisejufe traz: “Estamos num momento de efervescência política e que vai influenciar muito na nossa categoria, especialmente quando a gente discute a reestruturação da carreira, que é inevitável levantarmos essa questão. A gente tem o plano de lutas, diante de tudo que está acontecendo porque a gente vê que agora o Congresso se tornou o grande bastião do que há de mais retrógrado para tentar destruir o serviço público e, por outro lado, todos aqui sofrem com problemas nos próprios tribunais, o que é uma consequência também desse ambiente em que vivemos. E nós vemos que as batalhas estão cada vez maiores no âmbito do CNJ e CSJT. Felizmente, agora, temos três companheiras na Federação que podem estar alinhavando nossas lutas nacionalmente. O que é importante destacar sobre a chapa Mais Sisejufe é que é bem representativa, montada a partir de uma proposta construída coletivamente, com representantes de todos os tribunais, representantes da capital, do interior, diretores e não diretores, representantes de base, representantes de todos os segmentos. Isso já é histórico e todos que já têm mais tempo de Judiciário sabem que nossas chapas sempre têm essa grande representatividade, essa capilaridade e a busca por chapas cada vez mais representativas, cada vez mais coletivas na tentativa de trazer para os debates nacionais os temas e as demandas que são caros à categoria aqui do Rio de Janeiro. Vamos à luta. Nenhum direito a menos.”

Já pela Chapa 2, falou Abílio Fernandes, que fez sua fala centrada na defesa dos direitos dos analistas: “Nossa chapa vem de uma luta evidente de muitos anos. O fato é que eu e o Aldenir, analistas, estamos juntos na luta com todos os cargos e todos os interesses da categoria Sisejufe, da categoria PJU, da categoria Fenajufe, mas principalmente, a gente veio aqui pra dizer o seguinte: nós analistas queremos ser ouvidos, nós analistas queremos participar juntinho de todos e todas de todas as conquistas que estão por vir. Depois de mais de 30 anos, nós analistas queremos ser escutados, queremos ouvir, discutir, propor junto com todos os demais cargos que formam o PJU. Então, essa nossa pequeníssima chapa, mas muito atuante no movimento sindical, ela também quer se fazer representar nesse evento fundamental pra categoria, que vai acontecer em novembro, em Belém. Estaremos, se Deus quiser, nessa Plenária. Obrigado pela oportunidade”.

Feitas as defesas de chapa, teve início o processo de votação.

A assembleia geral extraordinária do Sisejufe que teve como pauta a eleição de delegados e delegadas para a XXIII Plenária da Fenajufe foi convocada por meio de edital publicado no jornal O Dia, no dia 06 de junho, nos Classificados do referido jornal, e divulgada no site do Sisejufe, também.

Nomes da Delegação:

Conforme definido na AGE de 21 de junho, o Sisejufe buscou e conseguiu a redução nos custos do envio da delegação e com isso garantiu a participação dos 8 observadores e 15 delegados delegados eleitos na assembleia, além de 1 delegado de direção, conforme listagem a seguir:

Delegado de direção: Ronaldo Almeida das Virgens –

Delegados eleitos em assembleia:

João Victor Fernandes do Nascimento Albuquerque
Renata Nascimento de Oliveira
Ricardo de Azevedo Soares
Neli Costa Rosa
Dulavim de Oliveira Lima Junior
Adriana Aparecida Pereira Tangerino
Joel Lima de Farias
Patricia Fernanda dos Santos
Pietro Coelho Barbosa Valério
Carla Nascimento
Fabio Pires Bento
Raquel Albano de Almeida
Maria Elizabethe dos Santos Tavares Fontes
Abilio Fernandes das Neves Neto
Aldenir Acimen de Moraes

Observadores/suplentes eleitos em assembleia:

Lucas Ferreira Costa
Norma Sueli da Costa
Silas Faria Luiz
Glauce Mara Silvares Rangel
Iuri Barbosa Matos Peixoto
Helena Guimarães Cruz
Amaro das Grassas Faustino
Edenilson Simas Farias

 

obs: Matéria atualizada no dia 10 de julho para divulgar os nomes que vão compor a Delegação.

 

Sisejufe realiza reunião para eleger delegados para o encontro LGBTda Fenajufe, SISEJUFEFortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

Últimas Notícias