Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Câmara aprova urgência para projeto que cria 19 Varas do Trabalho no TRT da 1ª Região

Aprovação representa mais um avanço no fortalecimento da estrutura da Justiça do Trabalho do RJ

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Requerimento de Urgência ao Projeto de Lei nº 1.400/2015, de autoria do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que prevê a criação de 19 Varas do Trabalho na jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), no Rio de Janeiro.

Com a aprovação da urgência, a matéria poderá ter sua tramitação acelerada e ser apreciada diretamente pelo Plenário da Câmara, representando um avanço importante para a votação definitiva da proposta.

Além das novas Varas do Trabalho, o projeto prevê a criação dos cargos necessários ao funcionamento das unidades, incluindo juízes do trabalho, juízes do trabalho substitutos, Analistas Judiciários, Oficiais de Justiça, cargos em comissão e funções comissionadas.

O assessor parlamentar e institucional do Sisejufe, Alexandre Marques, destaca que a aprovação da urgência representa mais um avanço concreto na ampliação e no fortalecimento da estrutura da Justiça do Trabalho no Rio de Janeiro. A criação das novas unidades e dos respectivos cargos contribui para enfrentar a demanda processual, melhorar as condições de funcionamento do TRT-1 e ampliar a capacidade de prestação jurisdicional à sociedade.

O vice-presidente do sindicato, Ricardo Quiroga, avalia que esse resultado é fruto do trabalho conjunto da Fenajufe, Sisejufe, Amatra-1, OAB-RJ e TRT-1. “É fundamental para reforçar a Justiça do Trabalho e ao mesmo tempo aliviar a sobrecarga sobre as demais Varas do Trabalho”, acrescentou,

Com a urgência aprovada, a Assessoria Institucional e Parlamentar seguirá acompanhando a tramitação do PL 1.400/2015 e atuando junto ao Congresso Nacional pela inclusão e aprovação da matéria no Plenário da Câmara dos Deputados.

 

Últimas Notícias