Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Aposentado-Ria no TRT

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região realiza nessa semana o evento Aposentado-Ria, dedicado a esclarecer os servidores do TRT sobre os desafios e oportunidades que marcam essa etapa da vida do trabalhador.

Na quinta-feira, 28/11, o evento, organizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas,  contou com a apresentação de um esquete teatral, escrito e interpretado por funcionários do TRT, o grupo Servidores em Cena. A Coordenadoria de Recrutamento e Avaliação (CORA) promoveu uma dinâmica de grupo, em que os servidores foram separados em grupo e debatiam quais palavras lhes vinham à mente quando pensavam em aposentar-se. A atividade mostrou como apesar de muitos enxergarem esse momento da vida com otimismo (foram citadas palavras como conquista; liberdade; renascimento, esperança), não eram poucos os que se sentiam pessimistas e mencionaram sentimentos como incerteza, medo e perda.

Marina Maya, da CORA, alertou que as incertezas são justificadas e que haverá de fato uma perda econômica. Portanto, Marina orientou o auditório a realizar o planejamento financeiro antes do momento da aposentadoria, e adequar as expectativas à realidade, de modo que os objetivos possam ser alcançados e os servidores possam desfrutar essa etapa, com qualidade de vida.

O primeiro dia do Aposentado-Ria contou também com palestras de Alexandre Mattos, representante da Firjan, sobre o lazer na aposentadoria, e do psicólogo Arnaldo Risman, sobre a necessidade de fruir o momento, em vez de adiá-lo, e “descongelar” o prazer, que as obrigações cotidianas, levam as pessoas a adiarem para um momento hipotético em que finalmente terão tempo para tal.

IMG_2760

O evento ainda teve o depoimento da professora Lucia Maria Secron Pinto, professora e ex-diretora da Escola Municipal Leonor Posada, que discorreu sobre a sua experiência pessoal ao aposentar-se e emocionou os servidores presentes com um cordel de sua autoria versando, otimista, sobre a aposentadoria.

Na sexta-feira, 29, o Aposentado-Ria realiza ainda palestras sobre planejamento financeiro, previdência social, saúde física e mental.

Últimas Notícias