Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe ao Vivo debate eleições, acessibilidade e inclusão

No Mês de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em setembro, o Sisejufe realiza uma série de atividades para chamar a atenção para este segmento. O Sisejufe ao Vivo da próxima terça-feira (22/09), às 17h, abordará o tema “Eleições, Acessibilidade e Inclusão”. O programa, transmitido pelo Youtube, contará com a presença do coordenador do Departamento de Acessibilidade e Inclusão (DAI), Ricardo Azevedo; o vice-presidente do Sisejufe, Lucas Costa; e o sociólogo e estudante de Direito Everton Sampaio.

Entre os assuntos em debate, destaca-se a recente aprovação, pelo TSE, do recurso de voz para o voto das pessoas com deficiência visual. O sistema, que será implantado nas urnas eletrônicas já para as eleições municipais de 2020, é uma vitória do DAI do Sisejufe. O recurso tecnológico irá dizer o nome do candidato em que os deficientes visuais estão votando. A acessibilidade só não será plena porque ainda não serão incluídos os nomes dos candidatos a vice.

“Foi uma conquista histórica na luta do Sisejufe em prol dos direitos das pessoas com deficiência. Após várias eleições tentando diálogo com o TSE, só agora conseguimos ser ouvidos. Pela primeira vez depois das urnas eletrônicas serem implantadas no país, o deficiente visual irá votar com acessibilidade, tendo garantido o pleno direito à igualdade com os demais cidadãos”, comemora Ricardo Soares.

Também serão discutidos na live os seguintes temas: democratização do sistema eleitoral, representatividade das pessoas com deficiência na política, as dificuldades para uma pessoa com deficiência ser candidata e o desafio de realizar a eleição em meio a uma pandemia.

O debate terá a mediação da jornalista Tais Faccioli. 

Últimas Notícias