Os Vetos 10 (MPU) e 25 (PJU) estão na pauta da sessão conjunta do Congresso Nacional marcada para o dia 26 de outubro, próxima quinta-feira.
O Sisejufe está atuando intensamente, com diretores indo toda semana a Brasília para articular junto aos parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado a fim de garantir a derrubada dos vetos 10 e 25. Para ocorrer a derrubada, serão necessários votos da maioria absoluta do Congresso, sendo 257 votos na Câmara e pelo menos 41 no Senado.
Esta semana, estão na capital federal as diretoras Lucena Pacheco e Soraia Marca, que são também coordenadoras da Fenajufe. Em paralelo, o sindicato lançou uma campanha nas redes sociais para intensificar a pressão. E na próxima semana, o Sisejufe enviará representantes para acompanhar a sessão conjunta que apreciará as matérias.
Relembre:
O veto nº 25/23 é referente ao projeto que dispõe sobre a criação de cargos no CNJ, e que entre outros temas, trata da não absorção dos quintos nas parcelas de recomposição salarial dos servidores do PJU.
O veto nº 10/2023 se refere ao projeto de interesse dos servidores do MPU, cujo um dos dispositivos trata do NS aos técnicos.