De manhã cedo, o terceiro dia de Congrejufe (28/04) começou com as delegações reunidas em Grupos de Trabalho (GT’s) temáticos: balanço da gestão; perspectivas futuras; saúde mental e adoecimento no trabalho, entre outros temas.
Delegados e observadores do Sisejufe estiveram presentes em todas as mesas.
À tarde, de novo no plenário principal, que estava lotado, teve início a votação do Regimento Eleitoral, que foi aprovado por ampla maioria. Em seguida, a mesa “Caminhos seguros para a travessia: regras e diretrizes para o processo eleitoral”, composta pelos integrantes da Comissão Eleitoral, apreciou os destaques.
No final da tarde, aconteceu o painel “Fortalecendo as Margens do Rio: Organização Sindical para Avançar na Luta”.
Duas mesas distintas compuseram o painel. Entre os palestrantes, Rodrigo Rodrigues Ferreira, diretor da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil Nacional e Marilane Teixeira, professora e pesquisadora CESIT do Instituto de Economia da Unicamp. Ambos falaram sobre o “Mundo do trabalho e unidade dos trabalhadores e das Trabalhadoras”.
Rodrigo conclamou os presentes a se unirem na luta da classe trabalhadora, que deve ser uma pauta de todos e todas:
“Fragmentar nossas lutas nos enfraquece. Precisamos, sim, vincular nossas lutas individuais, nossas lutas de classes, classes de servidores da justiça, classes servidores da educação, classes dos servidores municipais, dos servidores da rede privada, ou seja, que a gente possa vincular essas nossas lutas a uma luta mais geral, mais coletiva. Precisamos fazer isso. Nossas lutas não podem ultrapassar a luta geral. Nós somos muitos, mas estamos fragmentados, nós somos muitos de vários setores, mas nós não estamos unidos. Temos que deixar as nossas diferenças para as nossas discussões, sim, nossas discussões, nós vamos discutir, debater. Ok, mas nós precisamos nos unir na luta.”
Em seguida, foi aberto o microfone para as intervenções de até 10 participantes.
Pelo adiantado da hora, a mesa “Transparência no curso das águas: prestação de contas e compromisso com a responsabilidade sindical”, que encerraria as atividades do dia, foi passada para às 10:30h da manhã desta terça-feira, 29/04, quarto dia de Congrejufe.
A programação do dia terminou com a festa de confraternização que reuniu todos os participantes do Congrejufe. A banda Sabanna foi a atração principal, que botou todo mundo pra dançar até às 02h:00.
Fortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook e YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!