Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe realiza atividades de mobilização por recomposição salarial em frente aos tribunais e seções da Justiça Feral no Centro do Rio

Atividade fez parte do Dia Nacional de Luta dos Servidores Públicos

Nesta quinta-feira,19 de maio, marcou o Dia Nacional de Luta pela valorização do serviço público com manifestações das categorias do funcionalismo em Brasília e nos estados. No Rio de Janeiro, o Sisejufe marcou presença nas sedes dos tribunais federais na capital e nas seções judiciárias da Justiça Federal. A participação dos sindicatos de base nas atividades de mobilização pela recomposição salarial e outros direitos da categoria foi aprovada durante o 11º Congresso da Fenajufe, ocorrido no final de abril.

Em ato realizado na frente da JF da Venezuela, a presidenta do Sindicato, Eunice Barbosa destacou que os 5% anunciados pela mídia como um reajuste linear a ser concedido pelo governo federal a partir de julho não recupera o poder de compra das servidoras e servidores corroído por uma inflação 19,9%, referente aos anos de 2019 a 2021. Eunice também alertou sobre a

s diversas tentativas de desmonte da administração pública, através de reformas privatistas como a do governo Bolsonaro (PEC 32); e de precarização do trabalho da categoria, como a  criação residência jurídica. “Essa reforma não ajuda a população, ao contrário, ela reduz o acesso da população a um serviço que é direito constitucional. Estamos esclarecendo a nossa categoria e as autoridades do quanto é nocivo esse movimento de terceirização e precarização do serviço público e, nesse caso, do judiciário. Somos servidores concursados, entramos no serviço por concurso e essa entrada que tem que ser fortalecida e não essa entrada precarizada. Precarizar o serviço público é precarizar o direito da população, principalmente da mais pobre que precisa do serviço público.

#eunaoaceito

Eunice também destacou o trabalho do sindicato e da Fenajufe junto ao Supremo Tribunal Federal e ao Supremo Tribunal de Justiça para que seja garantida uma recomposição salarial para a categoria, independente de um eventual reajuste linear de 5%. “Já conseguimos isso em outro momento e podemos conseguir agora. Temos orçamento para isso. Mas é importante que todos nós nos manifestemos junto aos ministros do Supremo”. A presidenta informou sobre o site www.naoaceito.com.br, pelo qual o servidor ou servidora pode enviar diretamente mensagens aos ministros do Supremo reivindicando o envio para o Congresso Nacional de um  projeto de lei para reposição salarial da categoria judiciária.

A servidora aposentada e diretora do Sisejufe Neli Rosa ressaltou a importância da mobilização de forma mais ampla pela manutenção do serviço público e pelos direitos e que a necessidade de reajuste é evidente para categoria. “O governo está nos privando do direito de compra. Basta irmos ao supermercado no dia a dia que vemos quanto nosso salário está defasado. Isso todos entendem.”

Para a secretária geral do sindicato e coordenadora da Fenajufe, Fernanda Lauria, a volta da categoria para a mobilização presencial, nos estados, depois de um longo intervalo por conta da pandemia, é crucial para a garantia da recomposição salarial e dos demais itens da pauta de reivindicações da categoria. “Só com muita mobilização, luta e união é que a gente vai conseguir conquistar tantas pautas importantes para servidoras e servidores, como a recomposição salarial e o NS para os técnicos judiciários, e para a população, como o enfrentamento ao projeto de extermínio do serviço público e da nossa democracia promovidos por esse desgoverno federal.”

Também participaram da atividade os diretores do Sisejufe Lucas Costa, Ricardo Pinto, Teresa Ribeiro, Laura Diógenes, Juliana Avelar, Valter Nogueira, Ricardo Horta e Ricardo Quiroga.

Manuella Soares, jornalista, para o Sisejufe

Últimas Notícias