Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe participou do Encontro do Coletivo Nacional de Aposentados e Pensionistas da Fenajufe (CONAP), que aconteceu esse final de semana, em Brasília

Em formato híbrido, evento contou com mais de 50 participantes e representantes de 15 sindicatos de base. EC 103, PLP Nº 189, carreira,  futuro das aposentadorias  e eleições 2022 foram alguns dos temas debatidos no encontro

Sisejufe participou do Encontro do Coletivo Nacional de Aposentados e Pensionistas da Fenajufe (CONAP), que aconteceu esse final de semana, em Brasília, SISEJUFE

Representantes do Sisejufe estiveram em Brasília, esse final de semana, participando do Encontro do Coletivo Nacional de Aposentados e Pensionistas da Fenajufe (CONAP), que aconteceu no sábado e domingo, dias 17 e 18 de setembro.

Realizado em formato híbrido – no auditório da Federação e pela plataforma Zoom -, o encontro contou com mais de 50 participantes e representantes de 15 sindicatos de base. Além do Sisejufe, os sindicatos que também enviaram representantes foram: Sindiquinze/SP; Sindjufe/MS; Sintrajud/SP; Sindjuf/PA-AP;  Sintrajuf/PE; Sitraam/AM, Sinje/CE; Sintrajufe/CE; Sindissetima/CE,Sindjufe/BA; Sitraemg/MG; Sindijufe/MT; Sintrajufe/RS e  Sintrajusc/SC.

No sábado (17/09) de manhã, Soraia Marca, diretora do Sisejufe e coordenadora da Fenajufe, participou da mesa de abertura do evento, que deu início aos debates que se seguiram ao longo do dia. Pelo Sisejufe, Lucena Pacheco, diretora do Sisejufe e coordenadora da Fenajufe, também participou do evento de forma presencial, assim como a coordenadora do DAP, Neli Rosa; o diretor Amaro Faustino; Norma Costa, Franciso e etc.

Após a fala de abertura, teve início a primeira mesa discutindo o tema “A realidade dos aposentados e pensionistas, futuro das aposentadorias e pensões no serviço público – Impacto da EC 103, (des) equilibro no Sistema Solidário, efeitos da convivência entre os regimes previdenciários na carreira”, que teve como palestrantes Antônio Augusto de Queiroz, Assessor Parlamentar da Fenajufe e do Sisejufe; e Maria Lúcia Fatorelli, que é coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida. Ambos participaram de forma virtual do debate, que em seguida foi aberto a pergunta dos participantes.

Em sua fala, Toninho falou sobre o atual momento político do país e ressaltou a importância de se aproveitar o período das eleições para mudar a conjuntura escolhendo/votando em candidatos que defendam o servidor público e as pautas dos servidores da Justiça de um modo geral. “É importante estarmos atentos a isso: as eleições trazem a oportunidade de promover alternância na presidência da República e também em parte considerável do Congresso Nacional. Se isso não acontecer, podemos esquecer a possibilidade de revisão dessas injustiças acontecidas ao longo desses anos.”

A segunda mesa de debate teve como tema o “PLP 189/2021- Riscos de uma entidade gestora única do RPPS, possíveis prejuízos para aposentados e pensionistas”. A terceira mesa discutiu a “Conjuntura das Eleições de 2022 – quais impactos dos resultados das urnas para as servidoras e servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas. Riscos para os trabalhadores e trabalhadoras da eleição de candidaturas de ultradireita no executivo e no parlamento”.  Encerrando o primeiro dia, a quarta mesa de debate teve como tema “Carreira, Política Salarial, Auxílio saúde – como valorizar as aposentadorias e pensões?”. Lucena Pacheco, diretora do Sisejufe e coordenadora da Fenajufe, foi, inclusive, uma das palestrantes dessa mesa.

Ainda no sábado, Soraia Marca, diretora do Sisejufe e coordenadora da Fenajufe, fez uma importante fala ressaltando a importância da mobilização de todos para a garantia de nossos direitos: “Se nós não nos unirmos, se nós não nos mobilizarmos, vamos perder direitos. Somos os últimos da linha. Trabalhamos a vida inteira. Contribuímos a vida inteira. E aí, depois, querem nos limar. Se nós não nos unirmos, vamos ser tratorados por esse governo ou por qualquer um que venha a entrar porque todos querem atacar os aposentados”, alertou Soraia.

 

No domingo, o encontro se ateve à apresentação de propostas e encaminhamentos para a Diretoria Executiva da Fenajufe, com sugestões de ações prioritárias para curto e médio prazo. Entre as propostas apresentadas e aprovadas, destacamos: “Campanha pela não aprovação do PLP nº 189/2021”; “Supressão da Contribuição Previdenciária pelos Aposentados e Pensionistas”; “Lutar pela revogação da EC/95”; “Sustentabilidade do RPPS” e a construção de uma ” Plataforma de lutas pela Aposentadoria e Pensão digna com todas as entidades dos trabalhadores e trabalhadoras do Setor Público”.

Além disso, o Conap aprovou as seguintes moções: “Apoio deste CONAP às lutas promovidas pelos Sindicatos de base da Fenajufe contra todas as formas de assédio, cultura perversa institucionalizada no PJU” e “Apoio à luta pela imediata reintegração definitiva da Oficiala de Justiça,Beatriz Massariol, diretora do Sintrajud/SP.

Ao término do encontro, Neli Rosa, coordenadora do DAP e diretora do Sisejufe, afirmou que o Conap foi muito proveitoso e comentou: “Trouxemos muitas reivindicações e, ao meu ver, são todas de suma importância. Parabéns a todos e todas que participara. Tenho fé de que cada sindicato envolvido e também a Fenajufe continuarão unidos e, de forma muito séria e embasada, darão prosseguimentos a nossas lutas e demandas. Nota 10 para o encontro e vamos em frente. A luta está só iniciando.”

Sisejufe participou do Encontro do Coletivo Nacional de Aposentados e Pensionistas da Fenajufe (CONAP), que aconteceu esse final de semana, em Brasília, SISEJUFE Sisejufe participou do Encontro do Coletivo Nacional de Aposentados e Pensionistas da Fenajufe (CONAP), que aconteceu esse final de semana, em Brasília, SISEJUFE Sisejufe participou do Encontro do Coletivo Nacional de Aposentados e Pensionistas da Fenajufe (CONAP), que aconteceu esse final de semana, em Brasília, SISEJUFE Sisejufe participou do Encontro do Coletivo Nacional de Aposentados e Pensionistas da Fenajufe (CONAP), que aconteceu esse final de semana, em Brasília, SISEJUFE Sisejufe participou do Encontro do Coletivo Nacional de Aposentados e Pensionistas da Fenajufe (CONAP), que aconteceu esse final de semana, em Brasília, SISEJUFESisejufe participou do Encontro do Coletivo Nacional de Aposentados e Pensionistas da Fenajufe (CONAP), que aconteceu esse final de semana, em Brasília, SISEJUFE

 

Últimas Notícias