Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe participou do Encontro do Coletivo Nacional de Aposentados e Pensionistas da Fenajufe (CONAP), que aconteceu esse final de semana, em Brasília

Em formato híbrido, evento contou com mais de 50 participantes e representantes de 15 sindicatos de base. EC 103, PLP Nº 189, carreira,  futuro das aposentadorias  e eleições 2022 foram alguns dos temas debatidos no encontro

Representantes do Sisejufe estiveram em Brasília, esse final de semana, participando do Encontro do Coletivo Nacional de Aposentados e Pensionistas da Fenajufe (CONAP), que aconteceu no sábado e domingo, dias 17 e 18 de setembro.

Realizado em formato híbrido – no auditório da Federação e pela plataforma Zoom -, o encontro contou com mais de 50 participantes e representantes de 15 sindicatos de base. Além do Sisejufe, os sindicatos que também enviaram representantes foram: Sindiquinze/SP; Sindjufe/MS; Sintrajud/SP; Sindjuf/PA-AP;  Sintrajuf/PE; Sitraam/AM, Sinje/CE; Sintrajufe/CE; Sindissetima/CE,Sindjufe/BA; Sitraemg/MG; Sindijufe/MT; Sintrajufe/RS e  Sintrajusc/SC.

No sábado (17/09) de manhã, Soraia Marca, diretora do Sisejufe e coordenadora da Fenajufe, participou da mesa de abertura do evento, que deu início aos debates que se seguiram ao longo do dia. Pelo Sisejufe, Lucena Pacheco, diretora do Sisejufe e coordenadora da Fenajufe, também participou do evento de forma presencial, assim como a coordenadora do DAP, Neli Rosa; o diretor Amaro Faustino; Norma Costa, Franciso e etc.

Após a fala de abertura, teve início a primeira mesa discutindo o tema “A realidade dos aposentados e pensionistas, futuro das aposentadorias e pensões no serviço público – Impacto da EC 103, (des) equilibro no Sistema Solidário, efeitos da convivência entre os regimes previdenciários na carreira”, que teve como palestrantes Antônio Augusto de Queiroz, Assessor Parlamentar da Fenajufe e do Sisejufe; e Maria Lúcia Fatorelli, que é coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida. Ambos participaram de forma virtual do debate, que em seguida foi aberto a pergunta dos participantes.

Em sua fala, Toninho falou sobre o atual momento político do país e ressaltou a importância de se aproveitar o período das eleições para mudar a conjuntura escolhendo/votando em candidatos que defendam o servidor público e as pautas dos servidores da Justiça de um modo geral. “É importante estarmos atentos a isso: as eleições trazem a oportunidade de promover alternância na presidência da República e também em parte considerável do Congresso Nacional. Se isso não acontecer, podemos esquecer a possibilidade de revisão dessas injustiças acontecidas ao longo desses anos.”

A segunda mesa de debate teve como tema o “PLP 189/2021- Riscos de uma entidade gestora única do RPPS, possíveis prejuízos para aposentados e pensionistas”. A terceira mesa discutiu a “Conjuntura das Eleições de 2022 – quais impactos dos resultados das urnas para as servidoras e servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas. Riscos para os trabalhadores e trabalhadoras da eleição de candidaturas de ultradireita no executivo e no parlamento”.  Encerrando o primeiro dia, a quarta mesa de debate teve como tema “Carreira, Política Salarial, Auxílio saúde – como valorizar as aposentadorias e pensões?”. Lucena Pacheco, diretora do Sisejufe e coordenadora da Fenajufe, foi, inclusive, uma das palestrantes dessa mesa.

Ainda no sábado, Soraia Marca, diretora do Sisejufe e coordenadora da Fenajufe, fez uma importante fala ressaltando a importância da mobilização de todos para a garantia de nossos direitos: “Se nós não nos unirmos, se nós não nos mobilizarmos, vamos perder direitos. Somos os últimos da linha. Trabalhamos a vida inteira. Contribuímos a vida inteira. E aí, depois, querem nos limar. Se nós não nos unirmos, vamos ser tratorados por esse governo ou por qualquer um que venha a entrar porque todos querem atacar os aposentados”, alertou Soraia.

 

No domingo, o encontro se ateve à apresentação de propostas e encaminhamentos para a Diretoria Executiva da Fenajufe, com sugestões de ações prioritárias para curto e médio prazo. Entre as propostas apresentadas e aprovadas, destacamos: “Campanha pela não aprovação do PLP nº 189/2021”; “Supressão da Contribuição Previdenciária pelos Aposentados e Pensionistas”; “Lutar pela revogação da EC/95”; “Sustentabilidade do RPPS” e a construção de uma ” Plataforma de lutas pela Aposentadoria e Pensão digna com todas as entidades dos trabalhadores e trabalhadoras do Setor Público”.

Além disso, o Conap aprovou as seguintes moções: “Apoio deste CONAP às lutas promovidas pelos Sindicatos de base da Fenajufe contra todas as formas de assédio, cultura perversa institucionalizada no PJU” e “Apoio à luta pela imediata reintegração definitiva da Oficiala de Justiça,Beatriz Massariol, diretora do Sintrajud/SP.

Ao término do encontro, Neli Rosa, coordenadora do DAP e diretora do Sisejufe, afirmou que o Conap foi muito proveitoso e comentou: “Trouxemos muitas reivindicações e, ao meu ver, são todas de suma importância. Parabéns a todos e todas que participara. Tenho fé de que cada sindicato envolvido e também a Fenajufe continuarão unidos e, de forma muito séria e embasada, darão prosseguimentos a nossas lutas e demandas. Nota 10 para o encontro e vamos em frente. A luta está só iniciando.”

 

Últimas Notícias