Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe celebra o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual

No Brasil, 19% das pessoas têm algum tipo de deficiência visual

Sisejufe celebra o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, SISEJUFE

13 de dezembro é o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual.  A data foi instituída em 1961, através do Decreto 51.045/1961, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para questões importantes para a qualidade de vida de pessoas cegas e/ou com baixa visão.

O dia escolhido – 13 de dezembro -, é uma alusão ao Dia de Santa Luzia, a santa católica conhecida por ser a protetora dos olhos.

No Brasil, 19% das pessoas têm algum tipo de deficiência visual. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desse total, 6,5 milhões sofrem de deficiência visual severa, tendo meio milhão de cegos e seis milhões com baixa visão.

Para o diretor Ricardo Soares, coordenador do Departamento de Acessibilidade e Inclusão do Sisejufe, a existência de uma data comemorativa como o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual serve para chamarmos a atenção da sociedade para questões de acessibilidade e inclusão. “A luta contra o capacitismo deve ser bastante vocalizada. Precisamos ser todos anticapacitistas. A sociedade, de um modo geral, nos enxerga como pessoas incapazes. O que queremos é tratamento igualitário, com dignidade. Somos cidadãos plenos e assim deve ser.”

Já o diretor Dulavim de Oliveira disse que a data ajuda a promover o combate ao preconceito e à discriminação contra as pessoas com deficiência visual e, portanto, é um dia de luta e de conscientização. “É, também, dia de luta pelo direito à acessibilidade; pela inclusão; pela cultura na consciência das pessoas que somos semelhantes a elas, só não enxergamos; que somos pais, mães, filhos, filhas, namorados, namoradas, esposos, esposas. Somos profissionais como elas e podemos exercer nossas profissões tão bem quanto, desde que as condições sejam adequadas”, afirmou Dulavim.

Por um mundo com mais acessibilidade, inclusão, respeito, dignidade e condições de viver e trabalhar com autonomia. Viva o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual.

#pratodosverem

Descrição da imagem em destaque:

Card com fundo branco e escritos em braile; no topo do lado direito tem a logo do Departamento de Acessibilidade e Inclusão; ao centro, tem vetores de pessoas com deficiência visual – uma pessoa com bengala sendo guiada por outra pessoa , uma com bengala e cão guia e uma sozinha com bengala.

No rodapé vem o texto:

DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
13 de dezembro

Fortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no InstagramFacebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

Últimas Notícias