Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe ao Vivo discute Cenário das eleições em meio à pandemia, nesta quarta (22/7), às 17h

Debate será transmitido no Youtube, com retransmissão no Facebook do sindicato

A pandemia da Covid-19 está impondo mudanças inéditas em várias áreas e não tem sido diferente na política. As eleições municipais deste ano foram adiadas para novembro, mas ainda há muitas dúvidas se até lá haverá segurança para a realização do pleito. A maior dúvida é se o número de contaminações e mortes por coronavírus estará sob controle. Há que se considerar ainda o trabalho de preparação das eleições, que obrigará servidores a sair do isolamento já nos próximos meses. 

Cenário das eleições em meio à pandemia’ é o tema do Sisejufe ao Vivo desta quarta-feira (22/7), às 17h, no nosso canal do Youtube. O debate será conduzido pelo vice-presidente do Sisejufe e servidor do TRE-RJ, Lucas Costa, e pela secretária-geral do sindicato e também servidora do Tribunal Eleitoral do Rio, Fernanda Lauria, com apoio da jornalista Tais Faccioli. 

Os convidados são o deputado federal do PSOL Glauber Braga; o secretário de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bruno Andrade; e o coordenador de Políticas Permanentes da Fenajufe, Edson Borowski. Teremos ainda a participação do vice-presidente da Sociedade de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Lins, que vai trazer sua análise técnica nas áreas sanitária e da saúde.

“Com mais de 2 milhões de casos da Covid-19 confirmados no país e quase 80 mil mortos,  sem mencionar a inegável subnotificação e a falta de um mapeamento adequado da doença, o cenário em que se deu a aprovação da EC 107/20, adiando as eleições apenas em 42 dias, deixou todos nós muito apreensivos sobre o que fazer caso as condições sanitárias não estejam favoráveis em novembro ou até em dezembro para realizarmos as eleições de 2020. Mesmo com os números se estabilizando, não podemos achar normal que mais de mil pessoas estejam morrendo por dia nesse platô”, afirma Lucas Costa. 

O vice-presidente do Sisejufe acrescenta: “diante desse cenário tenebroso, começa a surgir uma série de conjecturas sobre a chegada de uma vacina ou de algum medicamento realmente eficaz e até mesmo, agora, de uma possível mudança dos patamares para uma ‘imunização de rebanho’ antes imprevisível”. 

Para a diretora Fernanda Lauria, é importante, nesse momento, trazer ao debate uma visão técnica vinda de dentro do TSE, além de buscar uma opinião científica de especialista da área de saúde e identificar como deve se comportar o congresso nacional caso seja necessário um novo adiamento. “Já buscando identificar a atuação feita em nome dos servidores da categoria, buscamos a colaboração de um coordenador da Fenajufe e de nossos dirigentes que atuam na Justiça Eleitoral”, afirma. 

Lucas Costa ressalta ainda: “espero que seja um debate produtivo e, acima de tudo, esclarecedor para a adoção dos próximos passos em defesa da saúde, segurança e integridade dos servidores, terceirizados e da população em geral”, finaliza o diretor do sindicato. 

Informações sobre os convidados:

Glauber Braga

O parlamentar está em seu quarto mandato como deputado federal, eleito com 40.199 votos nas eleições de 2018. Já foi secretário municipal em Nova Friburgo (RJ) e dirigente estadual do PSB, pelo qual exerceu seus dois primeiros mandatos até se filiar ao PSOL. Foi escolhido pelo júri do Congresso em Foco 2018, como o melhor deputado federal do país e sempre é destaque na pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar que aponta os 150 Parlamentares, entre deputados federais e senadores mais influentes do Congresso Nacional. É Bacharel em Direito. 

Bruno Andrade

Como secretário de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental do TSE, Bruno atua em colaboração com as demais áreas do TSE e com os Tribunais Eleitorais para que sejam pensadas formas para melhorar os trabalhos internos e de prestação de serviço à população de forma eficiente com mudanças de paradigmas tanto tecnológicos quanto procedimentais. Atuação, ainda, como ponto de contato entre as áreas de estratégia da Justiça Eleitoral e o CNJ para estabelecimento de metas e identificação de particularidades da Justiça Eleitoral.

Bruno é mestrando em Direito (Universidade Estácio de Sá), possui Especialização em Direito Eleitoral (Universidade Cândido Mendes, 2009). Formado em História (UFRJ, 2006), bacharelado e licenciatura. É membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep). Servidor de carreira do TRE-RJ, onde, dentre outros, exerceu os cargos de diretor-geral e secretário da Vice-Presidência e Corregedoria.

Edson Borowski

É economista, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em Direito Eleitoral pela Escola Superior do Ministério Público. Além de coordenador de Políticas Permanentes da Fenajufe, Edson é diretor do Sintrajufe/RS.

Rodrigo Lins

Além de vice-presidente da Sociedade de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo é coordenador médico de CCIH (Curso para Controle de Infecção Hospitalar) do Hospital Estadual Albert Schweitzer. É mestre em pesquisa clínica em doenças infecciosas pelo Instituto de Pesquisa Evandro Chagas, da Fiocruz. Integra a diretoria e comissão científica da Associação de Estudos em Controle de Infecção Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro.

Últimas Notícias