Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sindjuf/SE tenta dividir segmentos e ataca oficiais de justiça

Sisejufe condena publicação de um representante da categoria

Sindjuf/SE tenta dividir segmentos e ataca oficiais de justiça, SISEJUFE

O Sindjuf/SE publicou, na última sexta-feira (14/5), um artigo assinado pela coordenadoria do sindicato, no qual ataca os oficiais de justiça por causa do Projeto de Lei nº 1117/2021. De autoria do deputado Ubiratan Sanderson (PSL/RS), a matéria altera o Código de Processo Penal para dispor sobre as atribuições dos oficialato e prever a denominação de carreira típica de Estado.

Em nota, a Fenassojaf, entidade na qual a diretora do Sisejufe Mariana Liria ocupa a coordenação, destacou: “em que pese o Federação não ter participado da formulação da proposta e dos contatos com o parlamentar para o encaminhamento desse projeto, a entidade discorda veementemente da forma como o sindicato de Sergipe ataca os oficiais de justiça.” 

O Sisejufe, por meio do Nojaf, se junta à Federação em sinal de repúdio. 

Na publicação, a entidade representativa dos servidores do Poder Judiciário Federal no estado de Sergipe, inclusive dos oficiais de justiça, enfatiza que “esse segmento sempre se utiliza dessas práticas e historicamente utiliza-se desses métodos, buscando alternativas que sejam favoráveis somente a esse grupo”.

Importante explicar que os oficiais de justiça federais são representados por associações ou filiados a sindicatos do Judiciário Federal nos estados. No entanto, o que o Sindjuf/SE parece não saber é que existem também oficiais de justiça estaduais, que atuam por outras formas de representação, inclusive por sindicatos e federações.

Em completo desconhecimento da atividade e desrespeito com o oficialato, aquela coordenação tenta diminuir o trabalho dos oficiais afirmando que “dentro do Judiciário, temos diversos segmentos, mas são os analistas da área Judiciária, os técnicos e alguns agentes de segurança que trabalham nas Varas que “carregam o piano”. São esses servidores que elaboram minutas de sentença, todas as minutas de decisões e despachos, e por fim, confeccionam os Mandados Judiciais que são entregues prontos e acabados aos oficiais de justiça. Todo o trabalho de pesquisa, fundamentação e elaboração dos atos judiciais é realizado pelos servidores que trabalham nas Varas. O único trabalho dos oficiais é só cumprir o que está determinado no Mandado Judicial”.

Cabe ressaltar que os tribunais em todo o país têm implementado setores de Pesquisa Patrimonial promovidas por Oficiais de Justiça, diante do conhecimento técnico que somente esses servidores possuem sobre a execução de mandados.

“Mais do que isso, os oficiais de justiça, ao contrário do exposto pelo sindicato, são os servidores que estão nas ruas! Debaixo de sol ou chuva, em tempos de pandemia da Covid-19, o oficialato permanece em risco (físico e sanitário) para fazer valer as decisões que, sim, foram determinadas em juízo”, aponta a nota da Fenassojaf. 

Vale enfatizar que já são 75 Oficiais de Justiça falecidos durante a pandemia, o que representa cerca de 65% do número de servidores do Poder Judiciário mortos pela doença em todo o país. Isso demonstra que estamos expostos, inclusive como possíveis vetores do vírus, uma vez que temos contato direto com o jurisdicionado.

Além disso, a Fenassojaf, e também o Nojaf do Sisejufe, defendem a utilização das ferramentas eletrônicas que foram criadas para auxiliar o trabalho investigativo desempenhado pelo oficial de justiça na busca por métodos que facilitem e garantam o sucesso da realização de uma diligência.

A Fenassojaf condenou a publicação feita pelo Sindjuf/SE, exigindo a retratação por parte da coordenação da entidade. 

“Somos todos servidores integrantes de uma mesma categoria: a que luta contra o desmonte da Administração Pública! Dividir ou tentar jogar os servidores uns contra os outros só fragiliza a unidade e cria divisionismos desnecessários. Respeito e valorização é o que se espera de uma entidade representativa”, conclui a Federação. 

Com informações da Fenassojaf

Últimas Notícias