Tendo em vista a necessidade de realizar o levantamento das efetivas condições de trabalho atualmente existentes nos cartórios das zonas eleitorais, nos pólos de urnas eletrônicas e nas demais unidades do TRE-RJ, o Sisejufe está realizando uma avaliação sobre as reais condições desses locais de trabalho e sobre o efetivo cumprimento pela Administração dos compromissos assumidos com a categoria nas negociações até o momento estabelecidas entre o Tribunal e esta entidade sindical. “A partir dessas informações, serão redefinidos os próximos passos a serem dados em nome dos servidores, pelo sindicato”, explica o vice-presidente, Lucas Costa.
“A participação na pesquisa é fundamental para o estabelecimento das estratégias de negociação entre o seu sindicato e o TRE-RJ, em busca de melhores condições de trabalho e da concretização das medidas sanitárias para proteção à saúde”, afirma a diretora Fernanda Lauria. “Por isso é tão importante participar. Mande sua resposta o mais rapidamente possível!”, solicita.
O prazo para as servidoras e servidores da Justiça Eleitoral enviarem o questionário Sisejufe pesquisa condições de trabalho (esse deve ser o assunto do email) foi estendido até 21 de setembro (segunda-feira).
As respostas à pesquisa devem ser enviadas para: lucas.costa@sisejufe.org.br, com cópia para fernandalauria@gmail.com.
PESQUISA: COPIE E COLE NO E-MAIL
Pergunta principal: Você se sente seguro para trabalhar presencialmente hoje na Justiça Eleitoral?
1) Qual a sua unidade de lotação?
2) Quantos servidores do quadro, requisitados, cedidos e terceirizados estão lotados nessa unidade?
3) Qual o horário de funcionamento e a escala de trabalho fixada para esses servidores?
4) A escala de trabalho foi estabelecida em comum acordo entre servidores, chefia imediata e magistrado?
5) Quantos servidores estão classificados sob as categorias vermelha, laranja ou amarela na sua unidade?
6) Há servidores do grupo vermelho ou laranja em trabalho presencial? Se a resposta for afirmativa, quantos de cada grupo?
7) Sua unidade de lotação possui ventilação adequada (janelas em funcionamento, ventilação mecânica, exaustores, por exemplo)?
Se a resposta para o item 7 for NEGATIVA, responder também:
7.1) Sua unidade de lotação foi indicada para receber os chamados “vento kits“?
7.2) Foi comunicada alguma previsão para instalação de quaisquer equipamentos para solucionar o problema da ventilação inadequada?
7.3) Enquanto não são providenciadas de fato as soluções para o problema da ventilação inadequada, a escala de apenas um servidor/dia no cartório está sendo respeitada?
8) Sua unidade possui banheiro próprio, DENTRO DA UNIDADE, ou é obrigada a compartilhar regularmente o uso com outra(s) unidade(s) no mesmo local ou, ainda, com o público externo (BANHEIROS SITUADOS FORA DA UNIDADE)?
Caso o uso do banheiro seja usualmente compartilhado interna (servidores de outras unidades) ou externamente, responder também:
8.1) O banheiro se encontra ATUALMENTE disponibilizado para uso do público externo ou sua utilização está NESTE MOMENTO limitada apenas para uso dos servidores em trabalho presencial?
8.2) Caso o banheiro somente esteja sendo utilizado por servidores (uso compartilhado interno), quantos são os servidores que dividem o uso desses banheiros diariamente?
8.3) Com que frequência os banheiros têm sido higienizados?
9) Sua unidade de lotação foi submetida a procedimentos de sanitização ou desinfecção antes do retorno às atividades presenciais?
9.1) A limpeza do local de trabalho tem sido realizada diariamente?
9.2) O(a) auxiliar de serviços gerais tem utilizado equipamentos de proteção individual (máscaras e “face-shields”)?
9.3) As estações de trabalho têm sido higienizadas diariamente?
10) As estações de trabalho têm sido utilizadas individualmente ou de maneira compartilhada entre os servidores?
Em caso de compartilhamento das estações de trabalho, responder também:
10.1) O revezamento no uso desses equipamentos é feito durante um mesmo dia de expediente ou em dias separados?
11) Sua unidade de lotação têm realizado algum tipo de atendimento ao público externo? Em caso de resposta AFIRMATIVA para o item 11, responder também:
11.1) Sua unidade de lotação possui alguma atribuição específica que de algum modo tenha demandado o atendimento ao público externo neste momento (fiscalização da propaganda eleitoral, polo de urnas eletrônicas, registro de candidaturas etc)?
11.2 ) Como você classifica a frequência do contato com o público externo por sua unidade de lotação, neste momento? ALTA (atendimento de mais de 5 pessoas/dia), MÉDIA (atendimento de até 5 pessoas/dia) ou BAIXA (atendimento limitado a aproximadamente 1 pessoas/dia)?
11.3) O atendimento ao público externo, quando necessário, é feito por meio de agendamento prévio?
12) A convocação e treinamento de mesários têm enfrentado muitos obstáculos de ordem prática?
12.1) Os sistemas disponibilizados pelo TRE-RJ (Convoca-e, por exemplo) têm se mostrado eficientes para a convocação, substituição e treinamento dos mesários?
12.2) O percentual de mesários que têm solicitado dispensa dos trabalhos é classificado por você como sendo: ALTO (mais de 30%), MÉDIO (entre 15 e 30%) ou BAIXO (menos de 15%)?
13) Os equipamentos de proteção fornecidos pelo TRE-RJ são suficientes para proteger os servidores que se encontram em trabalho presencial dos riscos de contágio pela COVID-19?
14) No seu local de trabalho há algum servidor ou terceirizado se recusando a trabalhar de máscara?
15) APENAS PARA ZONAS ELEITORAIS:
15.1) Qual a quantidade média de eleitores por seção (urna eletrônica)?
15.2) Há locais de votação com uma concentração elevada de eleitores?
15.3) Quantos eleitores estão habilitados a votar nesses locais?